
Maria José Ajala, moradora do Bairro Santa Luzia, em Campo Grande, tem 67 anos e uma história de superação que inspira. Desde que começou a praticar atividades físicas na Fundação Municipal de Esportes (Funesp), em 2022, ela não quer saber de faltar. "Só falto quando preciso ir ao médico ou fazer exames. A ausência de atividades físicas impacta no meu corpo", afirma, com entusiasmo.

A jornada de Maria José não foi fácil. Em 2021, ela foi internada com COVID-19 e passou 15 dias na UTI, enfrentando um longo processo de recuperação. "Tive dificuldade para andar, fiz fisioterapia e então conheci os professores de pilates e o coordenador do Centro Olímpico da Vila Nasser. Eles foram pessoas acolhedoras e excelentes", relata. Com o tempo, ela foi adaptando suas atividades físicas de acordo com os seus limites e conseguiu recuperar sua saúde e bem-estar.
Hoje, Maria José se orgulha de poder ir e vir a pé para a academia e para outros lugares, algo que parecia distante após sua internação. A transformação na sua saúde física e emocional é evidente, e ela destaca: "É saudável, cura nosso corpo e proporciona melhor qualidade de vida. A quem tem dúvidas, eu digo: comece."
Maria José atribui a sua recuperação ao trabalho da Funesp e à iniciativa da Prefeitura de Campo Grande em oferecer atividades físicas para a população, especialmente para os idosos. "É maravilhoso, principalmente para a pessoa idosa. Proporciona qualidade de vida. Sou muito grata por termos essa possibilidade", diz emocionada.
O diretor-presidente da Funesp, Sandro Benites, ressaltou a importância das ações da fundação. "Histórias como a da dona Maria José mostram o quanto o acesso ao esporte e ao lazer pode transformar vidas. A Funesp tem trabalhado com dedicação para oferecer oportunidades de bem-estar e saúde à população, sempre com o apoio da prefeita Adriane Lopes, que acredita e investe nessas políticas públicas", destacou.
A história de Maria José é um exemplo de como o esporte e a atividade física podem ser agentes poderosos de mudança, proporcionando não apenas saúde física, mas também emocional, e melhorando a qualidade de vida da população.
