senai
UTILIDADE PÚBLICA

Uso da Assinatura Gov.br cresce 90% em seis meses; saiba como usar

Aumento de uso reflete confiança em solução desenvolvida para garantir a validade jurídica de documentos de forma digital.

22 julho 2025 - 15h25
A plataforma de assinatura eletrônica Gov.br teve um crescimento de 90% no primeiro semestre de 2025, e agora oferece um meio seguro e digital para validar documentos com a mesma autenticidade que os físicos.
A plataforma de assinatura eletrônica Gov.br teve um crescimento de 90% no primeiro semestre de 2025, e agora oferece um meio seguro e digital para validar documentos com a mesma autenticidade que os físicos. - Marcello Casal jr/Agência Brasil

A utilização do serviço de assinatura eletrônica do Gov.br teve um crescimento expressivo de 90% no primeiro semestre de 2025, se comparado ao mesmo período do ano passado. Entre janeiro e junho de 2025, a plataforma foi utilizada 95 milhões de vezes, refletindo a crescente adesão dos cidadãos a soluções digitais para facilitar processos administrativos.

Canal WhatsApp

A Assinatura Gov.br foi desenvolvida pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), em parceria com o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A solução permite assinar documentos eletronicamente, garantindo a mesma validade jurídica de um documento físico.

Segurança e Confiança

Classificada como "assinatura avançada", a plataforma oferece elevado nível de confiança e segurança, garantindo que os documentos assinados tenham integridade e autenticidade. De acordo com o MGI, a assinatura eletrônica é uma das alternativas mais confiáveis para garantir a legalidade de atos e transações no ambiente digital.

Como usar a Assinatura Gov.br

Para usar a Assinatura Gov.br, o cidadão precisa ter uma conta de nível Prata ou Ouro na plataforma Gov.br. Para obter uma conta Prata, é necessário realizar o reconhecimento facial, que faz a conferência da foto do cidadão com a da sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH), ou validar os dados por meio de um dos 16 bancos credenciados na plataforma.

Já para uma conta Ouro, que permite o acesso a qualquer serviço público digital e oferece um nível mais alto de segurança, é necessário fazer o reconhecimento facial com base nos dados da Justiça Eleitoral, pelo QR Code da Carteira de Identidade Nacional (CIN), ou por meio de um Certificado Digital compatível com a ICP-Brasil.

Com a conta cadastrada, o usuário deve fazer o login, fazer o upload do arquivo desejado para assinar (nos formatos .DOC, .DOCX, .ODT, .JPG, .PNG ou .PDF) e escolher o local do documento para inserir a assinatura. Após o processo, o documento assinado digitalmente estará disponível para download.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop