sebrae
CORUMBÁ

Artefato explosivo mobiliza operação do Bope e interdita rua por oito horas em MS

Objeto semelhante a projétil militar foi detonado de forma controlada após isolamento de área residencial no bairro Popular Nova

22 abril 2025 - 10h20Carlos Guilherme
Artefato deixado em caixa de madeira foi detonado pelo Bope após perímetro de segurança ser ampliado pela PM em Corumbá
Artefato deixado em caixa de madeira foi detonado pelo Bope após perímetro de segurança ser ampliado pela PM em Corumbá - (Foto: Reprodução)

Presença de um possível artefato explosivo mobilizou uma operação do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) na tarde de ontem (21), em Corumbá, a 450 km de Campo Grande. O objeto, semelhante a um projétil de artilharia, foi deixado em uma caixa de madeira na calçada de uma casa na rua Paraná, no bairro Popular Nova.

Canal WhatsApp

O local foi isolado por equipes da Polícia Militar por volta das 11h. Por medida de segurança, o trecho entre as ruas Cyríaco de Toledo e Edu Rocha ficou interditado por cerca de oito horas. O esquadrão antibombas do Bope, sediado em Campo Grande, chegou ao município por volta das 18h15 para realizar a avaliação e retirada do objeto.

Segundo a PM, o material tinha aproximadamente 40 centímetros de altura e 11 centímetros de diâmetro, com sinais de oxidação e sem qualquer identificação visível. Diante da possibilidade de se tratar de um explosivo ativo, o local foi cercado e o acesso bloqueado, inclusive com apoio da Guarda Civil Municipal e da Agetrat (Agência Municipal de Trânsito e Transporte).

Após a avaliação inicial, a equipe do Bope conduziu uma detonação controlada com uso de contracarga explosiva — técnica que permite neutralizar riscos sem causar danos à área ao redor. Em seguida, o artefato foi recolhido e transportado com escolta da PM até uma região afastada da cidade, conhecida como Corcal, onde será devidamente destruído.

De acordo com nota oficial, o caso será registrado na 1ª Delegacia de Polícia Civil de Corumbá, que ficará responsável pela investigação. A Polícia Militar orienta que, em situações semelhantes, a população evite contato com objetos suspeitos e respeite o isolamento definido pelas equipes de segurança.

O trânsito no local foi liberado após o encerramento da operação, por volta das 19h. Não houve registro de feridos. As informações são do portal Diário Corumbaense.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop