1º Encontro Regional MIDIACOM MS
MOEDA DIGITAL

Campo Grande prepara Araracoin e inicia era de economia digital municipal

Moeda virtual premiará boas práticas, incentivará comércio local e pode transformar relação entre cidadãos e serviços públicos

29 julho 2025 - 13h05Redação
A iniciativa, desenvolvida pela Agetec (Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação)
A iniciativa, desenvolvida pela Agetec (Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação) - (Foto: Divulgação)

Campo Grande está prestes a dar um passo inédito no Brasil: lançar a Araracoin, a primeira moeda digital municipal voltada para premiar cidadãos que cumprirem obrigações como o pagamento de impostos. A iniciativa, desenvolvida pela Agetec (Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação), ainda não tem data definida para lançamento, mas já chama a atenção de gestores de grandes centros tecnológicos interessados em replicar o modelo.

Canal WhatsApp

A proposta é simples: quanto mais o campo-grandense participa das campanhas da Prefeitura ou mantém as contas em dia, mais Araracoins acumula. Essas moedas virtuais poderão ser trocadas por benefícios concretos, como ingressos de cinema, teatro e descontos em serviços, ajudando a movimentar o setor cultural e comercial da cidade.

“Ao participar das campanhas promovidas pela Prefeitura, por exemplo, o cidadão acumulará Araracoins, que poderão ser trocados por benefícios reais. A proposta busca não apenas incentivar o engajamento da população, mas também movimentar o setor cultural e comercial da cidade”, explicou o diretor-presidente da Agetec, Leandro Basmage.

Além de premiar boas práticas, a iniciativa busca transformar a relação da população com os serviços públicos. O projeto será viabilizado por meio de um aplicativo oficial, que permitirá a criação de carteiras digitais gratuitas. Com elas, o cidadão poderá gerenciar seus Araracoins de maneira simples e segura, sem necessidade de sistemas bancários complexos.

O potencial do projeto já extrapola as fronteiras da Capital. “Em conversas com gestores de grandes centros de tecnologia do Brasil, percebemos o potencial da iniciativa. Eles já demonstraram interesse em replicar o projeto. Isso mostra que Campo Grande está atenta às inovações”, destacou Basmage.

Para ampliar o alcance da moeda digital, a Prefeitura pretende firmar parcerias com empresas locais, que poderão aceitar a Araracoin como forma de pagamento. Isso significa que, no futuro, um cidadão que paga seus impostos em dia pode, por exemplo, utilizar a moeda para assistir a um espetáculo cultural, consumir em estabelecimentos parceiros ou até mesmo acessar novos serviços municipais.

Especialistas veem na iniciativa um potencial de impacto direto na economia local, com estímulo ao consumo, apoio ao comércio e valorização da cultura. A Araracoin também pode abrir caminho para políticas públicas mais eficientes, com o uso de tecnologia para recompensar atitudes positivas da comunidade.

Com o projeto, Campo Grande se posiciona na vanguarda da inovação municipal no país, apontando para um futuro em que moedas digitais locais podem ajudar a criar cidades mais inteligentes, participativas e conectadas.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas