
Trabalho de recuperação da estrutura de concreto às margens do córrego Segredo, na Avenida Ernesto Geisel, em Campo Grande, ganhou novo ritmo nesta semana com a trégua nas chuvas. Após os danos causados pelo temporal no fim de abril, equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep) concentram esforços para restaurar os trechos afetados e evitar novos colapsos em períodos de chuva intensa.

A intervenção ocorre em frente ao Centro de Belas Artes e se estenderá, nos próximos dias, para dois pontos localizados em frente ao Hospital do Câncer, onde as placas de concreto cederam com a força das águas. A prioridade, segundo técnicos da Sisep, é garantir que a nova estrutura tenha maior resistência e durabilidade.
Reforço com trilhos e manilhas para prevenir novos desmoronamentos - Para evitar que novos episódios de erosão comprometam a via, estão sendo utilizados trilhos metálicos e manilhas, interligados às estruturas de concreto existentes. A ideia é criar um sistema que resista mesmo em caso de movimentação do solo, como ocorreu durante o último temporal.
Depois de finalizar essa base, as equipes realizarão o aterramento com pedras, técnica semelhante à adotada na Avenida Filinto Muller, em frente ao Lago do Amor. Ali, o desmoronamento de março levou à reconstrução do aterro e da calçada. Na última semana, o lago voltou a transbordar com as chuvas, mas as obras executadas anteriormente se mantiveram intactas.
Além da Ernesto Geisel, a Sisep atua na recomposição da calçada, meio-fio e guarda-corpo da Filinto Muller, com o objetivo de concluir a recuperação da área atingida no mês passado. As intervenções seguem o mesmo padrão de reforço para garantir mais segurança em pontos vulneráveis a alagamentos e erosão.
Conforme cronograma da prefeitura, a previsão é de que a recomposição das placas da Ernesto Geisel comece até a próxima semana, dependendo das condições climáticas.
