
Fundador da Casas Bahia e um dos empresários mais respeitados do país, Samuel Klein morreu na manhã de hoje (20), em São Paulo.

Polonês naturalizado brasileiro, Samuel Klein havia completado 91 anos em 15 de novembro e estava há 15 dias internado no Hospital Albert Einstein. Ele faleceu na madrugada de hoje por insuficiência respiratória.
As informações são da assessoria de imprensa da família Klein.
De origem humilde, Klein nasceu em Lublin, na Polônia, e era o terceiro de nove irmãos filhos de um carpinteiro de família judaica. Aos 19 anos foi preso pelos nazistas e mandado com o pai para o campo de concentração de Maidanek, na Polônia.
Sua mãe e cinco irmãos mais novos foram para o campo de extermínio de Treblinka, e Samuel nunca mais os viu. Sobreviveu ao campo de concentração por ser jovem e útil para o trabalho forçado, graças ao ofício de carpinteiro, aprendido com o pai.
Conseguiu fugir do campo em 1944 e, com o fim da guerra, seguiu para Munique, na Alemanha, em busca do pai. Não o encontrou, mas casou-se com uma jovem alemã, Ana, depois de cinco anos.
Neste período, ganhou a vida com a venda de produtos diversos para a tropa aliada.
