segov dengue
DOIS CASOS

Ômicron já circula no Brasil, confirma Anvisa

Casal que desembarcou em Guarulhos no dia 23 de novembro estava contaminado com a variante.

30 novembro 2021 - 17h08
O casal desembarcou em Guarulhos no dia 23 de novembro e procuraram laboratório localizado no aeroporto no dia 25 de novembro. Foi quando ambos testaram positivo para a covid-19.
O casal desembarcou em Guarulhos no dia 23 de novembro e procuraram laboratório localizado no aeroporto no dia 25 de novembro. Foi quando ambos testaram positivo para a covid-19. - (Foto: Tiago Queiroz/Estadão)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) fez a identificação preliminar de dois casos de infecção pela variante Ômicron do coronavírus nesta terça-feira, 30. Ambos os pacientes são brasileiros e a identificação da cepa foi feita após sequenciamento genético realizado pelo laboratório Albert Einstein.

Canal WhatsApp

Um dos pacientes teria desembarcado em Guarulhos no último dia 23, vindo da África do Sul e portando resultado negativo de teste RT-PCR. Dois dias depois, ele e a esposa tentaram retornar ao país africano quando fizeram um novo teste no aeroporto que deu positivo para o coronavírus.

Após o resultado, ambos os testes foram sequenciados pelo Albert Einstein, que identificou a variante Ômicron nas duas amostras. Agora, o material será enviado ao Instituto Adolfo Lutz (IAL) para a confirmação do sequenciamento genético.

Segundo a Anvisa, o Ministério da Saúde, as Secretarias de Saúde estadual e municipal de São Paulo e o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) já foram notificados dos casos para a "adoção das medidas de saúde pública pertinentes".

A agência também frisa que a entrada do passageiro em território nacional, no último dia 23, foi antes da data em que a Organização Mundial da Saúde declarou a Ômicron como uma variante de preocupação, no dia seguinte.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas