
Cada quatro anos é a mesma coisa. A chegada do ano bissexto sempre traz à tona a curiosidade e o dilema vivido por aqueles nascidos no dia 29 de fevereiro, uma data que faz sua aparição somente a cada quatro anos. Segundo dados divulgados hoje (29) pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais de Mato Grosso do Sul (Arpen/MS), 419 sul-mato-grossenses nasceram no dia 29 de fevereiro, data que se repete somente há cada quatro anos, desde 2020.

Em anos bissextos anteriores, MS registrou um número variável de nascimentos no dia 29 de fevereiro, com 74 novos sul-mato-grossenses celebrando essa data em 2020. O índice é um inferior aos 114 nascidos em 2016. Em 2012 foram totalizados 63 nascimentos, e em 2008 registrou-se 51 nascidos vivos. A nível nacional o recorde nacional de registros aconteceu em 2016, com 6.640 nascimentos.
"A única peculiaridade é que essa data só existe de quatro em quatro anos. O procedimento de registro é normal e a prática não muda em nada", explica o vice-presidente da Arpen/MS, Lucas Zamperlini. "A comemoração de aniversário desta data é muito pessoal. Tem gente que prefere antecipar para o dia 28 para ficar dentro do mês que nasceu. E outras preferem comemorar no dia 1º de março, que em tese seria uma data mais lógica para substituir o dia 29", completa.
Ano bissexto traz desafios para quem nasceu no dia 29 de fevereiro - (Foto: Reprodução)
A legislação federal determina que todo nascimento seja registrado em até 15 dias, estendendo-se a três meses para localidades distantes dos cartórios. O registro civil pode ser feito tanto na localidade de nascimento quanto na residência dos genitores ou responsável legal, garantindo que cada cidadão, independentemente da data de nascimento, tenha sua existência oficialmente reconhecida.
O que é - O ano bissexto foi criado pelos romanos na época do imperador Júlio César para adequar o calendário ao tempo que o planeta Terra leva para dar uma volta completa em torno do Sol. Como uma translação (volta ao redor do Sol) é feita em 365 dias, cinco horas, 48 minutos e 36 segundos, esse tempo que "sobra" é arredondado para seis horas e, após quatro anos, somam-se 24 horas — ou seja, um dia a mais no ano (29 de fevereiro). Essa é a 504ª ocorrência do ano bissexto na Era Comum.
