
A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) anunciou nesta quarta-feira (6) a nomeação do jornalista André Basbaum como novo presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Ele assume o lugar de Jean Lima, que deixou o cargo no início da semana.

Com mais de 25 anos de experiência em grandes redações do país, Basbaum já atuou como editor de economia do Jornal Nacional, na TV Globo, editor-chefe do SBT Brasil, editor especial do Jornal da Record e diretor de jornalismo da Band. Seu cargo mais recente foi como diretor de integração de jornalismo da Record TV.
Enquanto Basbaum não assume oficialmente, a presidência da EBC ficará sob responsabilidade interina de Bráulio Ribeiro, atual diretor-geral da empresa.
Avanços na gestão anterior
Na nota que comunicou a troca de comando, a Secom também destacou conquistas durante a gestão de Jean Lima. Entre os principais avanços estão:
A TV Brasil passou a ocupar o 5º lugar entre as emissoras mais assistidas do país;
A retomada da TV Brasil Internacional, voltada para o público fora do Brasil;
A ampliação da Rede Nacional de Comunicação Pública, que agora cobre todos os estados e capitais brasileiras.
A EBC é responsável pela gestão de veículos públicos como a Agência Brasil, TV Brasil, Rádio Nacional, Rádio MEC, TV Brasil Internacional e a Radioagência Nacional. A missão da empresa é oferecer conteúdo informativo, educativo e cultural, com foco na diversidade, cidadania e no interesse público.
