
A AMAS (Associação Sul-Mato-Grossense de Supermercados) está sob nova direção a partir deste mês, onde o empresário Marcelo Gutierre Gonçalves, 33 anos, assumiu agora em janeiro a presidência da entidade patronal. Ele foi eleito para o cargo em novembro de 2013, substituindo o supermercadista Acelino de Souza Cristaldo, que esteve na direção da entidade por mais de quatro anos.
Gonçalves aponta que a Associação vive um bom momento e que sua gestão dará continuidade e ampliará conquistas, com ajuda e experiência de todos. “Ao meu lado está o Conselho Consultivo constituído de três ex-presidentes, o que significa a manutenção de uma mesma linha de governabilidade. Por outro lado, a entidade está capitalizada, estamos em sede própria e tem uma equipe de colaboradores perfeitamente capacitada. Neste contexto, ser presidente é dar continuidade ao plano de governo que começou no passado e tem foco no futuro. Um futuro no qual o setor seja mais unido e mais forte”, disse.
Apesar do momento promissor, o agora presidente, elenca ainda quais os principais desafios a frente da associação. “Em primeiro lugar temos que atuar junto ao setor quanto ao processo de profissionalização e entendimento das obrigações fiscais e tributárias responsável por um estrangulamento fiscal no qual o poder público exige a fatia lhe é de direito; o segundo é com relação a acompanhar as mudanças do mercado, principalmente na questão relacionada ao nível de exigência do consumidor", aponta.
Ele ainda acrescenta, o terceiro é o alto índice de concorrência provocado ainda com maior vitalidade pelas grandes companhias tanto deste quanto de outros setores, isso exige uma maior profissionalização da cadeia; e o quarto desafio por mim considerado, vem como tempero sobre os demais, é a escassez, ou melhor, o apagão de mão de obra pelo qual hoje somos mais atingidos”.
Curriculum
Marcelo Gutierre, 33 anos, nasceu na cidade de Bela Vista, sua formação é Administrador de Empresas com pós-graduação em Administração Financeira e Controladoria. É um dos responsáveis pelo sucesso da Rede Econômica de Supermercados (Redems), onde trabalhou desde a criação, em 2000 até 2008, ano em que se tornou proprietário do supermercado Serve Sempre. Desde 2011 também atua no setor moveleiro com três lojas do sistema outlet.
