
Nos dias 3 e 4 de dezembro, alunos do 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio da Escola Sesi de Dourados participaram de um curso sobre bioenergia. A iniciativa faz parte do ciclo de oficinas de microcertificação, projetado para alinhar a educação às demandas do mercado de trabalho, promovendo o desenvolvimento de hard e soft skills – habilidades técnicas e emocionais fundamentais no ambiente corporativo.

Parceria e aprendizado - O curso foi realizado em parceria com a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e o Comitê Empresa-Escola. Além disso, facilitadores da Startup Sesi abordaram temas como a importância das soft skills para o futuro profissional.
Os professores da Escola Sesi, Marcelo Franco Albuquerque e Priscilla Keroline Franco Neto, foram os articuladores das atividades, enquanto a professora da UEMS, Daniela Cristina Manfroi Rodrigues, ministrou uma palestra especial. Após o curso, os alunos receberam certificados que comprovam 8 horas-aula de qualificação.
Prática e conhecimento técnico - Segundo a diretora da Escola Sesi de Dourados, Rose Liston, a microcertificação em bioenergia é essencial para o desenvolvimento pessoal e profissional dos estudantes. “As atividades práticas permitem que os alunos adquiram competências voltadas para a análise e implementação de projetos de bioenergia”, destacou.
O curso reforça o compromisso do Sesi em oferecer uma educação que prepara os alunos para os desafios do mercado, conectando conhecimento teórico e prático em áreas estratégicas como bioenergia.
