Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
16 de fevereiro de 2026 - 16h30
aguas
ALERTA CLIMÁTICO

Alerta amarelo do Inmet prevê chuva e ventos fortes em todo Mato Grosso do Sul

Aviso vale até terça-feira para os 79 municípios, com previsão de até 50 mm de chuva por dia e rajadas de vento de até 60 km/h

16 fevereiro 2026 - 14h59Iury de Oliveira
Mato Grosso do Sul está sob alerta amarelo do Inmet para temporais nesta segunda-feira
Mato Grosso do Sul está sob alerta amarelo do Inmet para temporais nesta segunda-feira - (Foto: Imagem ilustrativa/A Crítica)

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta amarelo de chuvas intensas para todo Mato Grosso do Sul. O aviso começa às 9h desta segunda-feira (16) e segue em vigor até as 23h59 de terça-feira (17), alcançando os 79 municípios do Estado, incluindo Campo Grande, Dourados, Três Lagoas, Corumbá e Ponta Porã.

Canal WhatsApp

De acordo com o instituto, a previsão é de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora, com possibilidade de chegar a 50 milímetros no acumulado diário. As rajadas de vento podem variar de 40 a 60 quilômetros por hora ao longo do período do alerta.

O grau de severidade foi classificado como “perigo potencial”, nível amarelo na escala do Inmet. Na prática, significa risco considerado baixo, mas com chance de registros pontuais de queda de energia elétrica, galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas, principalmente em áreas mais vulneráveis a enxurradas.

Mapa mostra áreas atingidas pelo alertaMapa mostra áreas atingidas pelo alerta

Mesmo sem caracterizar situação de emergência generalizada, a combinação de chuva intensa em curto espaço de tempo e ventos mais fortes pode provocar transtornos localizados, como ruas alagadas, queda de árvores e interrupção temporária de serviços.

O Inmet orienta que a população evite se abrigar debaixo de árvores durante rajadas de vento e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Em caso de ocorrência ou emergência, a recomendação é acionar a Defesa Civil pelo 199 e o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop