
Pelo quarto ano consecutivo, a Águas Guariroba, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Campo Grande (MS), foi premiada no Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento (PNQS), consolidando sua posição como referência no setor. A cerimônia ocorreu na noite desta quarta-feira (4), no Rio de Janeiro, onde a empresa recebeu o cobiçado troféu Quíron Diamante, na categoria AMEGSA – As Melhores em Gestão no Saneamento Ambiental Nível III, classe Mundial.

A premiação é considerada o “Oscar” do saneamento brasileiro, e a Águas Guariroba foi avaliada pelo MEGSA (Modelo de Excelência em Gestão do Saneamento Ambiental), metodologia que analisa rigorosamente critérios de gestão, processos e resultados operacionais.
Reconhecimento que reforça a excelência - “Esse é um dos maiores prêmios do saneamento nacional e, pelo quarto ano consecutivo, estamos evoluindo e conquistando um troféu mais valioso. Isso mostra o avanço da concessionária na gestão de seus serviços de excelência”, destacou Francis Faustino, diretora-executiva da Águas Guariroba.
O diretor-presidente da empresa, Gabriel Buim, reforçou a importância da premiação para a companhia e para a população de Campo Grande: “Nossos serviços são de excelência, e nossa gestão é, mais uma vez, premiada pelo PNQS. Isso confirma que traçamos um caminho correto na administração do saneamento da Capital e valorizamos a confiança que a população tem nos depositado”.
O diretor-presidente da Águas Guariroba, Gabriel Buim
Crescimento e conquistas históricas - Nos últimos anos, a Águas Guariroba acumulou reconhecimentos importantes no PNQS. Em 2021, a empresa conquistou o troféu Quíron Cobre, seguido pelo Quíron Bronze em 2022, e o Quíron Ouro no ano passado. A nova premiação é um marco que reforça o compromisso da concessionária com a gestão de excelência.
Campo Grande também se destaca como uma das capitais brasileiras com melhores índices de saneamento. A cidade é a segunda no ranking de capitais com melhores indicadores, ficando atrás apenas de São Paulo, e ocupa a 17ª posição no ranking nacional de 100 cidades com melhor saneamento básico. A universalização dos serviços foi alcançada com nove anos de antecedência às metas estabelecidas pelo Novo Marco Legal do Saneamento.
Inovação e impacto positivo - O programa de redução de perdas da concessionária também foi reconhecido nacionalmente. Em parceria com o Instituto Trata Brasil e a Fundação Getúlio Vargas, o programa reduziu o índice de perdas de água de 56% para 19%, enquanto a média nacional ultrapassa os 30%.
Outro marco foi a conquista da acreditação do INMETRO (CGCRE) pelo laboratório de efluentes da Águas Guariroba, o primeiro de Mato Grosso do Sul a atingir esse patamar em sete processos de análise.
O Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento -Instituído em 1997 pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), o PNQS é uma das mais respeitadas premiações do setor no país. O prêmio reconhece empresas que se destacam pela boa gestão e resultados competitivos no saneamento, dividindo-se em categorias como AMEGSA, Inovação da Gestão em Saneamento Ambiental (IGS), Prêmio Eficiência Operacional no Saneamento (PEOS), e Prêmio de Gestão de Ativos no Saneamento Ambiental (PGA).
A avaliação é feita em etapas, incluindo o envio de um relatório de gestão, visitas in loco e análise por uma banca avaliadora que considera critérios como liderança, estratégia, operações, inovação, resultados organizacionais e impacto na sociedade.
