
Nioaque encerrou as ações do Agosto Lilás nesta quinta-feira (28) com uma palestra na Câmara Municipal promovida pela promotora de Justiça da 1ª Promotoria de Justiça de Nioaque, Mariana Sleiman.

Em entrevista à rádio Serrana FM, a promotora destacou a importância do trabalho contínuo do Ministério Público, ressaltando que o combate à violência contra a mulher não se limita a um mês específico, mas é uma luta constante. A promotora afirmou que, embora o mês de agosto tenha sido de intenso movimento e ações de conscientização, o trabalho no combate a crimes de violência de gênero segue firme ao longo de todo o ano.
"Nosso trabalho não se inicia e não se encerra aqui. Lutamos contra a violência de gênero todos os dias, de forma intensa, porque esses crimes continuam a acontecer com frequência alarmante em nosso Estado", afirmou a profissional, destacando que a violência contra a mulher é uma realidade presente e que exige ações contínuas para seu enfrentamento.

Mariana Sleiman avaliou como positiva a realização das diversas ações que ocorreram durante o mês de agosto, como palestras, caminhadas e reuniões, que tiveram grande adesão da população. A exemplo da caminhada promovida no dia 13 de agosto, que reuniu homens e mulheres em uma mobilização de conscientização sobre a importância de combater a violência contra as mulheres.
“Fizemos eventos muito proveitosos e com grande mobilização social. A caminhada foi uma das ações mais significativas, com participação massiva da sociedade. Isso nos mostra que estamos no caminho certo, mobilizando a população e empoderando as mulheres com o conhecimento necessário para que saibam como agir e a quem recorrer", destacou Mariana.
A palestra de encerramento foi marcada por um ambiente de aprendizado, onde a Promotora enfatizou a importância da informação para as mulheres, para que elas se sintam mais seguras e amparadas para buscar ajuda quando necessário. Mariana também reforçou que o Ministério Público estará sempre de portas abertas para acolher as vítimas e, se necessário, responsabilizar os agressores.
Embora o Agosto Lilás tenha chegado ao fim, a luta contra a violência de gênero segue em andamento. Sleiman fez questão de destacar que, além das ações de conscientização, o trabalho de prevenção e combate aos agressores continuará sendo realizado de forma contínua pelas entidades envolvidas, como o Ministério Público, Polícia Militar e Civil, além de outras organizações da sociedade civil.
“Essa é uma luta diária. A cada dia, enfrentamos novos desafios, mas com o apoio de todos, podemos continuar avançando. As mulheres saem dessas ações mais empoderadas, sabendo que têm direito à proteção e a justiça”, afirmou.
A promotora agradeceu a oportunidade de participar do evento e deixou uma mensagem de apoio às mulheres presentes, reafirmando o compromisso do Ministério Público com a proteção das mulheres e a luta contra a violência de gênero. Ela concluiu a palestra enfatizando que, mesmo com o término do Agosto Lilás, as ações de proteção e acolhimento continuarão, com a colaboração das autoridades e da sociedade.
“Estou à disposição das mulheres, e o Ministério Público estará sempre de portas abertas para oferecer apoio. Que possamos continuar essa luta juntos, com a participação de todos, em nome da justiça e da segurança das mulheres”, finalizou.
