3287.59_BANNER TALK AGOSTO [1260x300]
AGENDA

Agenda do Giro Estadual: segurança pública, inclusão e educação no foco desta semana

O programa Giro Estadual de Notícias vai ao ar de segunda a sexta, das 07h30 às 08h30, abrangendo grande parte de MS.

1 setembro 2024 - 20h27Ricardo Eugenio
Carlos Guilherme conduz o Giro Estadual de Notícias com foco e profissionalismo direto do estúdio.
Carlos Guilherme conduz o Giro Estadual de Notícias com foco e profissionalismo direto do estúdio. - (Foto: A Crítica)

Na rotina acelerada de Mato Grosso do Sul, onde o calor intenso e as distâncias continentais podem fazer qualquer assunto parecer pequeno, há um programa de rádio que traz à tona temas que realmente importam. O 'Giro Estadual de Notícias', transmitido de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 08h30, explica aos ouvintes como decisões que parecem distantes podem, de fato, afetar a vida de cada um. Apresentado pelo jornalista Carlos Guilherme, direto da central de jornalismo do Grupo Feitosa de Comunicação, em Campo Grande, o programa alcança grande parte do estado, conectando milhares de sul-mato-grossenses a questões essenciais. Com o apoio do Sesi Senai, o 'Giro Estadual de Notícias' se consolida como uma referência em informação para quem busca entender o que está por trás das manchetes.

Canal WhatsApp

Policiais civis buscam apoio na Assembleia Legislativa - Na segunda-feira, 2 de setembro, às 8h, Alexandre Barbosa, presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Mato Grosso do Sul (Sinpol/MS), vai ao 'Giro Estadual de Notícias' para falar sobre um assunto que não é novidade, mas continua urgente: a busca por melhores condições para os policiais civis do estado. Na última quinta-feira (28), um grupo de policiais, tanto da ativa quanto aposentados, se reuniu na Assembleia Legislativa. Estavam lá para pedir que os deputados ajudem a mediar as negociações com o governo.


Alexandre Barbosa lidera mobilização de policiais civis na ALEMS em busca de apoio dos deputados.

É fácil imaginar a cena: policiais civis de várias idades, alguns já com os cabelos brancos, reunidos num ambiente que normalmente está mais acostumado a ver políticos debatendo leis. A pauta é simples, mas crucial: querem garantir que aqueles que já dedicaram suas vidas à segurança pública não sejam esquecidos na aposentadoria. Barbosa, durante o programa, deve explicar os detalhes dessa luta, que abrange os 79 municípios do estado.

Candidatura coletiva e inclusão de pessoas com deficiência na política - No dia seguinte, terça-feira, 3 de setembro, também às 8h, o programa muda de foco, mas não de relevância. Dessa vez, o assunto é a política inclusiva. Juliano Varela e Márcio Ximenes, candidatos de uma chapa coletiva pelo PSD, são os convidados. Para quem não está familiarizado, uma candidatura coletiva é quando várias pessoas se candidatam juntas, como uma espécie de "time". Mas o que realmente chama a atenção aqui é o foco na inclusão de pessoas com deficiência.

Márcio Ximenes e Juliano Varela lutam por inclusão de deficientes na política.
Juliano Varela e Márcio Ximenes lutam por inclusão de deficientes na política.

Márcio Ximenes, por exemplo, é deficiente visual e tem uma longa trajetória como ativista. Já foi presidente do Instituto Sul-Mato-Grossense para Cegos (ISMAC) e, agora, quer usar sua experiência para ampliar a voz das pessoas com deficiência na política. Durante a entrevista, eles vão explicar como essa candidatura pode ser uma ferramenta para trazer novas ideias e, mais importante, novas pessoas para dentro da política, num estado onde o acesso à participação política ainda é bastante desigual.

Expansão do serviço de emissão de RGs em Mato Grosso do Sul - Na quarta-feira, 4 de setembro, novamente às 8h, o tema é mais burocrático, mas não menos importante. Daniel Ferreira de Freitas, Diretor do Instituto de Identificação da Polícia Científica de Mato Grosso do Sul, estará no programa para falar sobre a ampliação dos serviços de emissão de carteiras de identidade (o famoso RG) no estado.

 Daniel Ferreira de Freitas, Diretor do Instituto de Identificação da Polícia Científica de Mato Grosso do Sul,
Diretor do Instituto de Identificação, Daniel Ferreira de Freitas, aborda o aumento de vagas para RGs.

Se você já precisou tirar ou renovar seu RG, sabe que, às vezes, pode ser um verdadeiro desafio conseguir uma vaga para atendimento. É para mudar isso que a Secretaria de Justiça e Segurança Pública decidiu aumentar o número de vagas diárias para a emissão do documento. São 2.100 vagas por dia, distribuídas entre Campo Grande e o interior do estado. No programa, Freitas deve explicar como isso vai funcionar na prática e como as pessoas podem se beneficiar dessa novidade.

Nomeação da nova reitora da UFMS é destaque - Finalmente, na quinta-feira, 5 de setembro, também às 8h, o assunto é educação. Camila Ítavo, que acaba de ser nomeada reitora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), estará no 'Giro Estadual de Notícias' para falar sobre os desafios que vêm pela frente. Camila não é uma estranha para a comunidade universitária: ela foi eleita em primeiro lugar em uma consulta pública feita entre professores, técnicos e estudantes.

Camila Ítavo, reitora da UFMS, fala ao vivo sobre seu plano de gestão para os próximos quatro anos.
Camila Ítavo, reitora da UFMS, fala ao vivo sobre seu plano de gestão para os próximos quatro anos.

A nomeação oficial foi feita pelo presidente Lula e publicada no Diário Oficial da União. Mas a pergunta que Camila deve responder no programa é: o que ela vai fazer agora? Em um momento em que as universidades federais enfrentam cortes de orçamento e outros desafios, sua gestão pode definir não apenas o futuro da UFMS, mas também o de muitos jovens sul-mato-grossenses que dependem da universidade para suas formações.

Sintonize o Giro Estadual de Notícias - Se você ainda não conhece o 'Giro Estadual de Notícias', esta semana é uma boa oportunidade para começar. Apresentado por Carlos Guilherme, direto da central de jornalismo do Grupo Feitosa de Comunicação, em Campo Grande, o programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 08h30, abrangendo grande parte de Mato Grosso do Sul. Além de poder ser acompanhado pelo portal acritica.net, você pode sintonizar nas seguintes rádios:

  • RÁDIO MARABÁ FM 93,9 – MARACAJU
  • RÁDIO BAND FM 100,9 - FÁTIMA DO SUL E REGIÃO DE DOURADOS
  • RÁDIO MONTANA FM 89,9 - INOCÊNCIA E REGIÃO DO BOLSÃO
  • RÁDIO SERRA FM 106,5 - RIO VERDE DE MT
  • RÁDIO SERRANA FM 91,3 – NIOAQUE
  • RÁDIO BAND FM 88,5 – PARANHOS
Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop