bonito
AGEMS PERTO DE VOCÊ

AGEMS promove união de escola, universidade e empresas para produzir alimento à estudantes

Projeto de educação ambiental entregou horta no bairro Tarumã, onde em três meses estudantes já terão verduras e hortaliças para consumo

27 novembro 2023 - 20h30Gizele Oliveira
AGEMS promove união de escola, universidade e empresas para produzir alimento à estudantes
AGEMS promove união de escola, universidade e empresas para produzir alimento à estudantes - (Foto: Reprodução)

O pátio aos fundos da Escola Estadual José Bonifácio Nunes da Cunha, em Campo Grande, agora vai além de um amplo gramado para as atividades e brincadeiras dos estudantes. Entre a pista de atletismo e as salas de aula, uma iniciativa voltada para o cuidado ambiental e a valorização da natureza se concretizou, dando vida a uma horta.

Canal WhatsApp

A criação da horta é resultado do Projeto de Educação Ambiental da Agência Estadual de Regulação (AGEMS), realizado em parceria com a direção e os alunos da escola, professores e acadêmicos do curso de Ciências Biológicas da UEMS, a empresa de fertilizantes orgânicos Organoeste e a MS Pantanal. Após intensa dedicação ao longo da semana, o espaço foi oficialmente entregue à comunidade escolar durante o evento "AGEMS Perto de Você" no dia 25.

Em aproximadamente três meses, parte dos cultivos de alface, rabanete, coentro, cebolinha, cenoura, beterraba e milho estará pronta para ser utilizada na merenda dos alunos.

"A horta é um símbolo importante do nosso projeto educativo. Assim como é relevante ter uma horta aqui na escola, em outras comunidades as necessidades podem ser diferentes. Portanto, com a universidade e parceiros, queremos expandir para outros bairros e municípios, ouvir as comunidades, fornecer informações e construir ações concretas junto com elas", destaca a diretora de Saneamento Básico e Resíduos Sólidos, Iara Marchioretto.

Durante a entrega, o diretor-presidente, Carlos Alberto de Assis, enfatizou a importância de mobilizar a juventude.

“Esses estudantes são o futuro, então precisamos plantar neles essa semente, essa motivação e esse conhecimento”, disse.

Semear conhecimento, construir o futuro

A coordenadora do curso de Ciências Biológicas da UEMS, Professora Zildamara Holsback, expressa sua satisfação com a parceria estabelecida com a Agência, que possibilitou a implementação do curso de extensão, reunindo estudantes do primeiro ano.

"Colaborar com a AGEMS é muito legal. Contar com essa ampla estrutura de apoio nos permite concretizar ideias que muitas vezes planejamos, mas enfrentamos limitações para realizar", afirma. "Esse projeto aproxima a universidade da comunidade, compartilhando conhecimento e proporcionando aos estudantes a aplicação prática do que aprendem em sala de aula", avalia.

O acadêmico Carlos Higa é um dos participantes entusiasmados do projeto. Para ele, um dos grandes benefícios é demonstrar à população a importância de ter um espaço verde "no quintal".

"A comunidade pode aprender sobre técnicas de cultivo e a relevância de uma horta, da arborização. Estamos incentivando as pessoas a plantarem mais e destacando o valor disso para o nosso clima", resume. Além do benefício oferecido à comunidade, Higa acredita que os estudantes também enriquecem sua experiência nesse projeto de extensão. "É uma oportunidade importante para mostrar as diversas áreas em que um biólogo pode atuar. Também teremos a chance de implementar outros projetos, como os relacionados ao aquecimento global e ao descarte de resíduos sólidos".

*Com informações da AGEMS.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas