BANNER FESTIVAL DA CARNE 1260X200PX-v1
CAPACITAÇÃO

AGEMS capacita servidores para fiscalizar transporte de cargas perigosas nas rodovias

Com curso inédito no Brasil, agência forma agentes especializados e reforça segurança viária em Mato Grosso do Sul

5 setembro 2025 - 18h30Carlos Guilherme e Douglas Vieira
O diretor-presidente da AGEMS, Carlos Alberto Assis.
O diretor-presidente da AGEMS, Carlos Alberto Assis. - (Foto: Douglas Vieira)

A Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos (AGEMS) realizou nesta sexta-feira (5) a cerimônia de entrega dos certificados do Curso de Fiscalização do Transporte Rodoviário de Produtos Perigosos. A capacitação, pioneira no Brasil em formato e abrangência, foi realizada em parceria com a Escola Gov e o Centro de Estudos Avançados e Treinamento em Trânsito (CEAT), de São Paulo.

Canal WhatsApp

Voltado à formação de agentes públicos e fiscais, o curso marca um avanço estratégico para a segurança no trânsito em Mato Grosso do Sul, especialmente diante do aumento do fluxo de caminhões no estado e da futura operação da Rota Bioceânica.

“Temos que preparar nossos servidores para que prestem um bom atendimento à população. Essa é uma determinação do nosso governador Eduardo Riedel. A quantidade de caminhões que trafegam por Mato Grosso do Sul cresceu muito. E como combater o transporte irregular de cargas perigosas? O curso responde a essa pergunta”, afirmou o presidente da AGEMS, Carlos Alberto Assis.

O diretor-presidente da AGEMS, Carlos Alberto Assis - (Foto: Douglas Vieira)

A capacitação teve carga horária de 250 horas, sendo 200 horas teóricas e 50 práticas. Durante o período presencial, os participantes simularam situações reais de acidentes com cargas perigosas, aprendendo a agir com segurança e agilidade.

“Buscamos a melhor capacitação do Brasil. Encontramos essa entidade em São Paulo que nos ajudou a treinar nossos fiscais com excelência. O curso trouxe quem já tem experiência, e isso nos fez ganhar tempo. Agora, nossos agentes sabem como agir em uma situação de risco. Sabem como salvar vidas”, destacou o dirigente da agência.

A capacitação teve carga horária de 250 horas, sendo 200 horas teóricas e 50 práticas - (Foto Douglas Vieira)

Ao todo, 46 servidores concluíram a formação. A AGEMS já vislumbra ampliar o programa para os próximos anos e se coloca à disposição de outros estados que queiram replicar a experiência.

“É a primeira agência do Brasil a fazer isso. Tivemos aqui representantes de outros estados, como o Tocantins, além de integrantes do Corpo de Bombeiros. Agora, além de capacitados, nossos servidores estão aptos a ensinar. Quem precisar, estamos prontos para compartilhar o conhecimento”, completou.

Segurança reforçada para toda a sociedade - A qualificação muda completamente o modo de atuação dos fiscais em campo. Segundo o presidente da AGEMS, antes da capacitação, havia incerteza sobre como proceder nas abordagens ou mesmo em situações de acidente.

“Eu sou bem sincero: a gente não sabia como abordar ou o que fazer diante de um acidente com carga perigosa. Hoje estamos prontos. Sabemos como agir dentro da lei e, acima de tudo, com foco na orientação. Primeiro orientamos, se o motorista não cumpre, aí sim há punição. Mas o foco principal é garantir a segurança das pessoas nas estradas”, concluiu.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas