
Dourados está prestes a voltar à rota da aviação civil comercial. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) reclassificou o Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira para a Categoria AP-1, o que permite à cidade receber voos comerciais. A reclassificação foi oficializada pela Portaria nº 17.494, publicada no Diário Oficial da União nesta quinta-feira (24), após uma série de adequações feitas pela Prefeitura de Dourados no aeroporto.

A reclassificação é considerada um marco importante no processo iniciado em janeiro deste ano, com o objetivo de garantir a retomada dos voos comerciais diretos para o Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. "Esse foi o passo mais importante. Agora, podemos afirmar que a missão está cumprida", comemorou Luís Roberto Martins de Araújo, secretário municipal de Serviços Urbanos, que liderou os esforços para recuperar a classificação do aeroporto. O prefeito Marçal Filho também ressaltou a importância da reclassificação, destacando que sem as intervenções realizadas, o aeroporto jamais teria sido aprovado.
Para que a reclassificação fosse possível, a Prefeitura de Dourados realizou diversas melhorias e adequações exigidas pela Anac, como a instalação de uma guarita no portão de acesso à área operacional, a inclusão de dilacerador de pneus, e a instalação de placas de segurança nas cercas e no terminal de passageiros. Além disso, a infraestrutura do aeroporto foi modernizada, com a implantação de um sistema de videomonitoramento, manutenção de equipamentos de inspeção, como raio-x e pórtico detector de metais, e a instalação de um sistema de credenciamento aeroportuário.

O terminal de embarque também passou por modernização, com a instalação de portas automáticas e melhorias no sistema de climatização, garantindo mais conforto e comodidade para os passageiros. A pista do aeroporto também foi homologada com o Precision Approach Path Indicator (PAPI), um sistema de iluminação para auxiliar os pilotos durante a aproximação e o pouso.
A partir de 8 de setembro, a Latam iniciará os voos comerciais diretos para São Paulo, marcando o retorno de Dourados à aviação civil comercial. Para garantir a segurança e o bom funcionamento do aeroporto, a Prefeitura firmou um convênio com o 2º Grupamento do Corpo de Bombeiros, que assumirá a segurança interna do aeroporto, e acompanha a instalação da Estação Prestadora de Serviços de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo (EPTA).
O diretor-presidente da Infraero, Marcos Roberto Eurich, e o superintendente de Infraestrutura Aeroportuária do Ministério de Portos e Aeroportos, Marcos Roberto Eurich, parabenizaram a cidade pelo trabalho e pela dedicação, destacando que a reclassificação trará benefícios significativos para a região, com o fortalecimento da conectividade aérea e o estímulo ao desenvolvimento econômico local.
