
O Natal e férias dos brasileiros não deve ser fácil para quem pegar um avião e passar pelos Aeroportos do país. Além do período já ser de tumulto, ainda mais nós últimos anos, com aumento e maior número de passageiros, voos em atrasos e a infraestrutura que desagrada a muitos, nesta quarta-feira (18), o SNA (Sindicato Nacional dos Aeronautas) definiu deflagrar greve no próximo dia 20, sexta-feira. Praticamente o último dia útil antes do Natal, no fim de semana para chegar aos destinos natalinos, o problema se complica, pois segundo o sindicato, não houve acordo com as companhias aéreas sobre reivindições trabalhistas.
Em comunicado oficial (veja abaixo), o SNA aponta que garantirá que fique em operação, 20% do efetivo da categoria, que pede reajuste salarial de 8%, além de itens como prioridade na recontratação, regulamentação de folgas e plano de saúde. Os empresários das aéreas oferecem reajuste de 5,6%.
Contudo, as companhias aéreas tentarão, ainda na tarde desta quarta-feira, fechar um acordo com representantes dos aeronautas para evitar que o ambiente de caos domine os principais aeroportos do país no período de maior demanda devido as festas de final de ano, segundo informações publicadas hoje pela imprensa nacional.
O SNA anunciou, em nota, no fim da manhã de hoje, a greve por tempo indeterminado a partir das 6 horas da próxima sexta-feira.
Passou do dia
Em comunicado oficial, o sindicato dos aeronautas afirma que as empresas aéreas perderam a oportunidade de chegar a um acordo porque mantiveram a proposta de não conceder nenhum aumento salarial com ganho real para a categoria.
Leia abaixo a íntegra do comunicado:
"Informamos a V.Sas. que a categoria dos aeronautas, em Assembleia realizada no dia 13 de dezembro de 2013, decidiu deflagrar uma greve ante o impasse criado pelas empresas aéreas representadas pelo sindicato da categoria econômica (Snea) com a manutenção da proposta de não concessão de qualquer aumento salarial que represente um ganho real para a categoria, produtividade e outras vantagens postuladas pelos aeronautas na pauta de reivindicação e nas reuniões paritárias de negociação coletiva que foram realizadas até a presente data.
Diante disso, avisamos que o início da greve ocorrerá a partir das 6h do dia 20 de dezembro de 2013, por prazo indeterminado.
Esclarecemos que, embora o Sindicato Nacional dos Aeronautas já tenha definido previamente as condições necessárias para o integral cumprimento do disposto no art. 11, da Lei 7783/89, isto é, garantia de 20% do efetivo da categoria, essa entidade sindical colocou-se à disposição do Snea para discutir as atividades previstas no referido dispositivo legal até as 17h do dia 18 de dezembro de 2013.
Serve ainda a presente como comunicação do início da paralisação nos termos do que dispõe o art. 13, da lei 7.783/89 e para todos os seus efeitos legais.
