
Um acidente de ônibus deixou ao menos 37 mortos e 24 feridos na madrugada desta quarta-feira (12), na região de Arequipa, no sul do Peru. O veículo saiu da pista após colidir com uma caminhonete e cair em uma ribanceira de mais de 200 metros, segundo informações das autoridades locais.
O gerente de saúde de Arequipa, Walther Oporto, informou à rádio RPP que o ônibus desceu o barranco até as margens do rio Ocoña. Ele afirmou que o número de vítimas pode aumentar, já que vários feridos estão em estado grave.
“O ônibus bateu na caminhonete e saiu da estrada em uma curva. Há feridos graves e o número de mortos ainda pode subir”, declarou Oporto.
Motorista da caminhonete sobreviveu - De acordo com o Ministério Público de Arequipa, o motorista da caminhonete sobreviveu e foi detido para prestar depoimento. A cabine do veículo ficou totalmente destruída após o impacto.
O ônibus da empresa Llamosas, com 60 passageiros, havia partido da cidade de Chala, uma área mineradora também no sul do Peru, e seguia para a cidade de Arequipa. Foto: Carolina Paucar/CAROLINA PAUCAR
O ônibus da empresa Llamosas, que transportava cerca de 60 passageiros, havia partido da cidade de Chala, uma área mineradora do sul do país, com destino a Arequipa.
Acidentes graves com ônibus são frequentes no Peru, especialmente em regiões montanhosas e rodovias sinuosas. As autoridades locais apontam excesso de velocidade e direção imprudente como principais causas.
Em agosto, um acidente semelhante deixou 10 mortos, e em julho, outro ônibus tombou em uma viagem entre Lima e a região amazônica, causando 18 mortes e 48 feridos.
Somente em 2024, o país registrou mais de 3,1 mil mortes em acidentes de trânsito, conforme dados do Sistema de Informações sobre Mortes do governo peruano.

