plaenge
AÇÃO SOCIAL

Ação Cidadania leva mais de 6 mil atendimentos gratuitos à população de Sidrolândia

Evento ofereceu emissão de documentos, atendimentos médicos, exames e atrações culturais para mais de 4 mil pessoas

24 agosto 2025 - 07h45Iury de Oliveira
Edição do Ação Cidadania em Sidrolândia reuniu mais de 4 mil pessoas com atendimentos gratuitos em diversas áreas
Edição do Ação Cidadania em Sidrolândia reuniu mais de 4 mil pessoas com atendimentos gratuitos em diversas áreas - (Foto: Divulgação/FIEMS)
ENERGISA

Moradores de Sidrolândia aproveitaram o sábado (23) para acessar serviços gratuitos essenciais durante mais uma edição da Ação Cidadania, iniciativa do Sistema Fiems em parceria com a TV Morena. Realizado na Praça Tancredo Neves, o evento atendeu 4.222 pessoas com um total de 6.684 atendimentos, incluindo emissão de documentos, consultas médicas, exames, corte de cabelo, atividades culturais e orientação ao consumidor.

Canal WhatsApp

Desde as primeiras horas da madrugada, a população já formava fila à espera do atendimento. A aposentada Irondina Garbari Dias, moradora do Assentamento Santa Lúcia, percorreu 20 km e chegou ao local às 3h20 da manhã em busca de uma consulta com oftalmologista. “Já tenho óculos, mas preciso fazer outro exame. Aproveitei a oportunidade”, contou.

A programação contou com serviços diversos como emissão de RG, orientação para vagas de emprego, exames ginecológicos, mamografias, orientações ambientais, apresentações culturais, sorteios e aulas de dança. A iniciativa, que tem percorrido o estado desde 2013, já soma 44 edições em 21 municípios sul-mato-grossenses, com mais de 253 mil atendimentos realizados e 91,6 mil pessoas beneficiadas.

Representando o presidente da Fiems, Sérgio Longen, o superintendente do Sesi, Régis Borges, destacou o impacto da ação na vida da população. “Isto demonstra a força que o setor produtivo industrial tem quando se junta ao poder público e tantos parceiros. Quando a população está bem atendida e tem qualidade de vida, se motiva a buscar qualificação. Isso reflete diretamente no desenvolvimento econômico”, afirmou.

O diretor de Negócio da TV Morena, Antônio Boaventura Alves, reforçou o papel social da iniciativa, mas também alertou sobre a importância do poder público assumir plenamente esses serviços. “Apoiamos essas entregas, mas são serviços básicos e o desejo é que a população já tivesse esse acesso. O voluntariado é importante, mas sonhamos com uma sociedade em que ações assim não sejam mais necessárias.”

Edição do Ação Cidadania em Sidrolândia reuniu mais de 4 mil pessoas com atendimentos gratuitos em diversas áreas (Foto: Divulgação/FIEMS)Edição do Ação Cidadania em Sidrolândia reuniu mais de 4 mil pessoas com atendimentos gratuitos em diversas áreas (Foto: Divulgação/FIEMS)

Para muitos moradores, o evento é uma oportunidade de resolver pendências sem enfrentar a burocracia dos atendimentos online. Foi o caso da pedagoga Lucineide da Silva Siqueira, que chegou ao local por volta das 4h30 para tirar o RG do filho de 12 anos. “Hoje em dia tudo exige documento. No site é difícil conseguir atendimento. Aqui é mais fácil, só precisa chegar cedo.”

A manicure Selma Aparecida Gomes também aproveitou o evento para cuidar da saúde. Ela foi incentivada por uma amiga a comparecer e conseguiu realizar exames ginecológicos, incluindo mamografia. “Eu adorei o atendimento. Não fazia esse exame há mais de dois anos. Eventos assim deveriam ocorrer mais vezes”, afirmou.

Além de motivar a participação popular, o Ação Cidadania também surpreendeu com prêmios. A autônoma Sandra Rocha, que vendia salgados na entrada do evento, foi contemplada no sorteio de uma bicicleta. “Saí de casa com fé. Ganhei a bicicleta para meu enteado, que queria muito. Foi uma alegria.”

O prefeito de Sidrolândia, Rodrigo Basso, agradeceu o apoio das entidades envolvidas e destacou o impacto direto da ação na gestão municipal. “A população só tem a ganhar. Vamos conseguir zerar a fila de atendimento em diversos serviços”, celebrou.

Representando a Assembleia Legislativa, o deputado estadual Paulo Corrêa enalteceu o caráter democrático do evento. “Cidadania para o povo é isso: levar os serviços até onde as pessoas estão. Agradeço a todos os envolvidos por fazerem com que esse evento cumprisse seu objetivo.”

Além dos serviços médicos e documentais, ações de meio ambiente também marcaram presença. A atendente de comércio Antonia Antoniedna Pereira aproveitou a programação para buscar adubo e dicas para cuidar do jardim. “Peguei adubo para deixar meu jardim mais colorido e saudável”, comentou.

Criado em 2013, o Ação Cidadania é uma das maiores iniciativas de atendimento social do estado. Em 12 anos, tornou-se uma referência em mobilização social com a proposta de oferecer, de forma concentrada e acessível, serviços básicos que muitas vezes são difíceis de obter em regiões afastadas ou com limitações estruturais.

A ação é resultado da união entre o setor produtivo, poder público, entidades sociais e voluntários. A cada edição, o projeto reforça seu compromisso com a inclusão, a dignidade e a cidadania.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop