Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
07 de outubro de 2025 - 18h19
pmcg
PREVENÇÃO

'A Crítica Visita': 'Arborização urbana e energia elétrica devem andar juntas', alerta AGEMS

Agência de Regulação de Mato Grosso do Sul amplia ações para garantir qualidade da energia elétrica e prevenir acidentes com árvores próximas à rede

7 outubro 2025 - 15h50Da Redação
Em entrevista ao A Crítica Visita, a assessora técnica da Diretoria de Gás e Energia da Agência Estadual de Regulação de Mato Grosso do Sul (AGEMS), Adriana Ros Ortiz, destacou o papel fundamental da regulação na qualidade dos serviços de energia e gás no
Em entrevista ao A Crítica Visita, a assessora técnica da Diretoria de Gás e Energia da Agência Estadual de Regulação de Mato Grosso do Sul (AGEMS), Adriana Ros Ortiz, destacou o papel fundamental da regulação na qualidade dos serviços de energia e gás no - (Fotos: Cleidiomar Barbosa)

Em entrevista ao A Crítica Visita, a assessora técnica da Diretoria de Gás e Energia da Agência Estadual de Regulação de Mato Grosso do Sul (AGEMS), Adriana Ros Ortiz, destacou o papel fundamental da regulação na qualidade dos serviços de energia e gás no estado. Com um modelo de fiscalização focado na prevenção, a agência aposta na qualificação técnica de sua equipe e na integração com órgãos e municípios para melhorar a vida dos consumidores sul-mato-grossenses.

Canal WhatsApp

“Energia elétrica é um tema sensível, porque alcança todos os consumidores”, afirmou Adriana, ao explicar que a AGEMS atua especialmente na fiscalização da energia elétrica por meio de um convênio firmado com a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) desde 2002. “Nosso corpo técnico é muito qualificado e constantemente capacitado. Isso garante a eficácia do nosso trabalho”, completou.

Segundo a assessora, a AGEMS segue o modelo de regulação responsiva da ANEEL, que substituiu o antigo modelo baseado apenas em punição. “Agora o foco é prevenir. Monitoramos indicadores de qualidade e, se algo está fora do padrão, pedimos um plano de ação à distribuidora”, explicou. “Apenas se esse plano não for cumprido é que partimos para medidas punitivas”.

Adriana ressalta que a atuação da AGEMS precisa ser entendida como aliada da população, e não como um entrave. “A agência reguladora é uma parceira entre o poder público, que pensou o projeto, e a distribuidora, que executa. Estamos aqui para garantir que o serviço chegue com qualidade à casa do consumidor”, reforçou.

Adriana Ros: AGEMS fortalece fiscalização da energia e lança projeto para prevenir apagões com manejo adequado de árvores urbanas - (Foto: Cleidiomar Barbosa)

Recentemente, a AGEMS firmou um convênio com a Agência Estadual de Metrologia para ampliar a efetividade da fiscalização. “Enquanto fiscalizamos a qualidade dos serviços, a metrologia cuida da precisão dos instrumentos, como hidrômetros e tacógrafos”, exemplificou Adriana. “É uma união de forças para garantir mais segurança e justiça no que é entregue à população”.

A parceria se estende também à área do transporte intermunicipal e saneamento básico, com atuação conjunta na medição e controle de instrumentos essenciais.

Campanha de arborização quer evitar tragédias com redes elétricas - Um dos destaques da atuação recente da AGEMS foi a campanha “Plantio adequado e poda responsável evitam apagões e acidentes”, que resultou na assinatura do primeiro acordo de cooperação técnica entre municípios e distribuidoras de energia, realizado na cidade de Bonito. O objetivo é alinhar responsabilidades sobre o manejo de árvores em áreas urbanas, especialmente aquelas próximas às redes elétricas.

“Vimos que faltava diálogo entre os municípios e a distribuidora. Cada um achava que a responsabilidade era do outro. Com o convênio, deixamos claro o papel de cada um e criamos um fluxo de ações mais eficiente”, explicou Adriana.

Segundo ela, 80% das interrupções de energia são causadas por árvores interferindo nas redes. “É um número muito grande. Estamos levando esse projeto aos municípios e incentivando a criação de planos municipais de arborização urbana. Não é só poda, é planejamento”, destacou.

Para atingir também o público geral, a AGEMS lançou a cartilha “Arborização urbana e a gestão de redes elétricas”, com linguagem simples e acessível. “Queremos que a população entenda seu papel. Quem vai plantar uma árvore precisa saber se há rede elétrica por perto, e escolher uma espécie adequada. Se notar risco, deve avisar a distribuidora”, alertou.

Adriana reforça que o desafio é a mudança de mentalidade: “Queremos plantar essa semente de consciência. Não podemos repetir daqui a 10 anos os mesmos erros de hoje. O clima está mudando, os eventos extremos são mais comuns. Precisamos cuidar das árvores como cuidamos da nossa casa”, finaliza. Confira a entrevista na íntegra:

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop