
Histórias de superação, novas oportunidades e mudança de rumo marcaram a tarde desta quinta-feira (6), no CRAS Moreninhas, em Campo Grande. Setenta e cinco mulheres receberam o certificado de conclusão do curso de Assistente Administrativa, oferecido pela Funsat (Fundação Social do Trabalho), em parceria com o Governo Federal e a Prefeitura de Campo Grande, por meio do programa Mulheres Mil.
Mais que o encerramento de uma capacitação de 160 horas, a entrega simbolizou o início de novos caminhos profissionais. Mães, empreendedoras e mulheres em busca de recolocação agora seguem mais preparadas para o mercado de trabalho — algumas, inclusive, já iniciaram seus próprios negócios.
Desde a implantação pela Escola Funsat, o programa soma 790 mulheres formadas apenas na qualificação de Assistente Administrativa, em 11 edições. Durante o curso, as participantes recebem uma bolsa de R$ 10 por dia de aula presencial, incentivo que contribui para a permanência e frequência.
Para Thamires Lara de Albuquerque, 24 anos, o curso foi a virada de chave. Mãe da pequena Hanna, de dois meses, ela saiu da formação já empreendendo: abriu a própria hamburgueria, a Lanchão. “Com o que aprendi e com o auxílio financeiro, consegui começar a empreender. Hoje tenho minha hamburgueria. É um programa que transforma!”, comemora.
História parecida vive Dalva Vieira, 32, que já possuía um pequeno negócio, mas encontrou no Mulheres Mil ferramentas para melhorar a gestão e ampliar resultados.
“Abriu minha cabeça para muitas coisas. Melhorou meu negócio e até minha vida pessoal e familiar”, contou a formanda, que frequentava as aulas acompanhada do filho, Levi.
A recém-certificada Vanessa Isidoro Reis, 28, atravessava a cidade diariamente, do bairro Paulo Coelho Machado até as Moreninhas, para não perder nenhuma aula. Orgulhosa, vestiu a camisa do time do coração na cerimônia de formatura.
“Não é só um curso. Você aprende além do conteúdo. É leve, dinâmico e transformador.”
Já Reinalda Pereira dos Santos, 38, moradora da Cidade Morena, saiu decidida:
“Agora quero trabalhar na área que leva o nome do curso. Foi uma formação completa. É hora de colocar em prática.”
Autonomia
O Mulheres Mil combina conteúdos técnicos e desenvolvimento pessoal. Além das disciplinas de Assistente Administrativa, as alunas têm aulas de cidadania, empoderamento feminino, educação financeira, oratória, marketing, atendimento ao público, finanças, contabilidade, empreendedorismo e inclusão digital.
O curso começa com a Oficina do Mapa da Vida, momento em que cada participante traça sonhos e metas, encerrando com um plano de ação para colocá-los em prática.
Desde o início, o programa contabiliza 250 novas microempreendedoras ou negócios ampliados, 200 encaminhamentos ao mercado de trabalho e cursos gratuitos em bairros onde antes a oportunidade não chegava.
Onde o Mulheres Mil já passou
2024
- Vida Nova – 100 alunas
- Jardim Noroeste – 50 alunas
- Jardim Canguru – 75 alunas
- Jardim Aero Rancho – 50 alunas
- Coophavila II – 65 alunas
2025
- CRAS Moreninhas – 50 alunas (abril)
- ACIESP (Aero Rancho) – 100 alunas (maio)
- CRAS Vila Popular – 75 alunas (junho)
- CRAS Jardim Canguru – 75 alunas (julho)
- CRAS Estrela Dalva – 75 alunas (setembro)
- CRAS Moreninhas – 75 alunas (novembro)
Mulheres que queiram participar podem procurar a Escola Funsat, na Rua 14 de Julho, 992 – 1º andar, Vila Glória, ou entrar em contato pelo WhatsApp (67) 3314-3089 ou telefone (67) 4042-0585, ramal 5820.

