sebrae
GASTRONOMIA

Nhoque solidário ajuda asilo em Campo Grande com receita que mistura sabor e memória

Ação do restaurante Território do Vinho destina metade da renda de prato especial para o Asilo São João Bosco até o fim de maio

22 maio 2025 - 09h40Carlos Guilherme
'Nhoque do Bem' criado pela chef Bruna Lopes tem parte da renda revertida ao Asilo São João Bosco durante o mês de maio
'Nhoque do Bem' criado pela chef Bruna Lopes tem parte da renda revertida ao Asilo São João Bosco durante o mês de maio - (Foto: Divulgação)

Campanha social une gastronomia e solidariedade em Campo Grande. Durante todo o mês de maio, o restaurante Território do Vinho realiza a ação Território do Bem, que destina 50% do valor de um prato especial — o “Nhoque do Bem” — ao Asilo São João Bosco, tradicional instituição da capital sul-mato-grossense.

Canal WhatsApp

Criado pela chef Bruna Lopes, o prato é servido exclusivamente no restaurante até o dia 31 de maio por R$ 98. A receita combina nhoque de batata dourado na manteiga com escalopes de mignon e molho cremoso de cogumelos, finalizado com brotos frescos.

A renda arrecadada será revertida diretamente para as necessidades do asilo, que atende dezenas de idosos em situação de vulnerabilidade. A presidente da instituição, Isis Magalhães, comemorou a escolha: “Iniciativas assim nos mostram que a solidariedade pode vir de onde menos esperamos. Essa contribuição fará grande diferença no dia a dia dos nossos moradores”, disse.

Prato beneficente arrecada fundos para asilo em Campo Grande

Idealizado pelo empresário Diogo Wendling, dono do restaurante, o Território do Bem está em sua nova edição e funciona com uma proposta simples: chefs convidados criam um prato autoral e escolhem uma instituição para receber metade da receita obtida com as vendas.

“Essa ação nasceu como forma de agradecer à cidade por esses 15 anos de história. Ajudar, além de necessário, nos aproxima das causas sociais que realmente importam”, afirma Wendling. Desde o início do projeto, mais de 20 entidades já foram beneficiadas.

Responsável pelo prato da vez, Bruna Lopes buscou inspiração nas lembranças com a avó, dona Avelina. O nhoque, além do valor afetivo, marcou o começo da trajetória profissional da chef, que hoje atua como consultora e criadora de conteúdo gastronômico.

“Comecei fazendo nhoques em casa, vendendo massas artesanais. Tive essa conexão com a cozinha desde muito nova, e foi natural escolher o asilo como beneficiado. Isso me toca profundamente”, relembra Bruna.

Como participar da ação - Quem quiser apoiar a causa e ainda experimentar uma receita especial, pode visitar o restaurante Território do Vinho até o fim de maio. O espaço funciona com almoço e jantar de segunda a sábado e serve apenas almoço aos domingos.

Como ajudar:

Doações via Pix: doe@asilosjb.org.br
Participação de eventos beneficentes e bazares
Doação de alimentos, produtos de higiene, limpeza e fraldas geriátricas: diariamente das 6 às 18 horas
Destinação de parte do Imposto de Renda
Como voluntário ou visitante: visitas diárias das 9h às 10h30 ou das 15h às 16h30
Compras no Bazar do Asilo São João Bosco: de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30; aos sábados, das 8h às 11h, localizado na Rua José Nogueira Vieira, 1900, Bairro Tiradentes.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop