
O evento Festival Bar em Bar teve sua largada oficial na tarde desta quarta-feira (29) em CampoGrande, marcado pela promessa de movimentar a cena gastronômica em MatoGrosso doSul. O festival, organizado pela Abrasel MS (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) em parceria com Sebrae MS e patrocinadores, ocorrerá entre 30de outubro e 30 de novembro e reunirá empreendimentos das categorias comida de boteco, restaurante e hambúrguer.
Segundo o presidente da AbraselMS, João Francisco Denardi, esta é a 19ª edição do festival. “O FestivalBareBar ele é um evento que já está na 19ª edição, então é um evento já consolidado e a cada ano a gente percebe no número de inscrições das empresas. … o público, tanto o empresário quanto o cliente, … ficou como o evento mais querido pela população”, afirmou.
Atualmente mais de 80 empresas estão inscritas no evento, distribuídas por CampoGrande, Dourados, TrêsLagoas e Bonito, conforme Denardi. Ele explicita também que o festival faz parte de um calendário nacional promovido pela Abrasel Brasil, e que a versão sul-mato-grossense atrai participação de empresários que desejam visibilidade e inovação.
O presidente da Abrasel MS, João Francisco Denardi (Foto: Douglas Vieira)Para os estabelecimentos, a participação no festival abre caminho para renovar cardápios, resgatar pratoscarrochefe ou apresentar criações inéditas. “Além da visibilidade que nós proporcionamos com investimento em mídia”, comenta Denardi, “é uma oportunidade que os empresários têm para se puxar um pouquinho, para dar uma revitalizada no cardápio ou resgatar algum prato ali que ele tenha como carrochefe e está promovendo isso de uma forma maciça.”
O investimento em mídia citado ultrapassa os 100milreais, segundo a AbraselMS. A parceria com o Sebrae e os patrocinadores como Ambev, Friboi, Caravela, Panan, Luz, Cinda MS e Celeiro reforçam o alcance do festival, proporcionando mais estrutura e visibilidade ao setor.
A atuação do Sebrae ganha destaque ao fortalecer a gestão dos empreendimentos que participam do festival. Para a coordenadora de atendimento territorial do Sebrae, Andréa Barrera de Almeida, a iniciativa representa “uma oportunidade de … os consumidores vão até o estabelecimento … é uma oportunidade de conhecer o estabelecimento pelo preço diferenciado.”
A coordenadora de atendimento territorial do Sebrae, Andréa Barrera de Almeida (Foto: Douglas Vieira)Além disso, o Sebrae oferece consultorias em finanças, marketing, atendimento e formação de preços. “O Sebrae contribui … com consultorias para que essas empresas se adaptem, melhorem em questão de atendimento, de fichas técnicas, estejam mais preparadas e até para desenvolver pratos também.” Segundo Andréa, “eu acredito que é fundamental a participação do Sebrae no apoio da gestão e no desenvolvimento dos pequenos negócios, em geral, do setor de alimentação.”
No segmento de hambúrguer, o Plenty Burguer relata uma história de última hora para inscrição. O proprietário, Jorge Henrique, lembra que na edição passada. “Um cliente nosso mandou um link sobre a informação do festival para nós, faltando dois dias, se não me engano, dois dias para terminar a inscrição. E aí a gente falou: ‘Cara, vamos participar, vamos ver o que dá’.”
Jorge Henrique e Leonardo Couto, proprietários da Plenty Burguer (Foto: Douglas Vieira)Jorge explica também que o objetivo era levar à prova um hambúrguer novo: “Quando você cria algo que você fala: ‘Cara, isso aqui está muito bom. Eu, particularmente, quero que muitas pessoas provem’.” O prato escolhido pelo Plenty Burguer para esta edição inclui pão brioche selado, 150g de carne, fatias de fraldinha defumada, creme de queijo gouda, rúcula e maionese de alho assado com limão siciliano.
Karla Longo, responsavel pela pizzaria Pizza do Bigode (Foto: Douglas Vieira)Já no segmento de pizzarias, a Pizza do Bigode comemora dez anos de operação em CampoGrande, com duas unidades (bairro Monte Castelo e bairro Cachoeira). Para a proprietária, Karla Longo, “na participação, as pessoas conhecem mais o produto e você sente isso na prática”. A pizza doce com morango, baseada em uma edição limitada que fez sucesso, é o diferencial da casa. “Trazemos essa de Ninho com morango … e está sendo um sucesso de vendas agora no nosso cardápio.”
Entre os novatos do festival, a Piobello Gelateria marca presença pela primeira vez, representando a categoria restaurante com uma proposta diferente: sobremesa. “Entramos na categoria restaurante e estamos trazendo uma sobremesa. A maioria, quase 100% dos pratos são salgados, então a gente entra para finalizar essa refeição”, conta Paulo Henrique de Souza, proprietário do estabelecimento. A criação apresentada é um gelato artesanal de figo ao creme, feito com figo fresco, creme de leite fresco e finalizado com geleia de figo. “É muito bom! Convido todos a vir experimentar”, completa. A Piobello está localizada na rua Vitório Zéola, 912, no bairro Carandá Bosque, em Campo Grande.
Paulo Henrique de Souza proprietario da PiuBello Gelateria (Foto: Douglas Vieira)O Festival Bar emBar 2025 oferece ao público uma experiência diversa: lajotas de sabores novos ou revisitados em estabelecimentos parceiros, com preços promocionais e votação popular nas três categorias. Para os empresários, é uma vitrine importante de exposição, networking, renovação de cardápio e atendimento — com suporte técnico e visibilidade de mídia.
Além disso, a presença de consultorias especializadas fortalece o setor como um todo, contribuindo para que bares, restaurantes e hamburguerias do MatoGrossodoSul se destaquem em cenário competitivo e proponham algo novo aos clientes.
Evento nacional chega à 19ª edição em MS, reúne mais de 80 bares e restaurantesCom mais de 80 participantes confirmados e apoio de entidades como AbraselMS e SebraeMS, o festival promete movimentar todo o setor de alimentação em MS durante o mês. Para o consumidor, é a chance de experimentar pratos inéditos; para os empresários, uma plataforma de crescimento. Resta agora acompanhar quais receitas conquistarão os votos e de que forma a edição 2025 deixará sua marca.
