Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
03 de outubro de 2025 - 14h20
pmcg
EDUCAÇÃO

Estudantes de Campo Grande descobrem futuro na cozinha com curso de gastronomia

Escola estadual inaugura primeira 'cozinha escola' e já revela novos talentos entre jovens do ensino médio

29 setembro 2025 - 09h20Da Redação
O ambiente foi estruturado para que os jovens aprendam desde receitas regionais até pratos internacionais.
O ambiente foi estruturado para que os jovens aprendam desde receitas regionais até pratos internacionais. - (Foto: Bruno Rezende)

Na Escola Estadual Padre Mário Blandino, no bairro Aero Rancho, em Campo Grande, a rotina de 58 estudantes do ensino médio ganhou um tempero especial neste ano. Desde abril, eles participam do curso profissionalizante de Gastronomia, oferecido pela Secretaria Estadual de Educação (SED), em uma moderna "cozinha escola" implantada dentro da unidade. A iniciativa alia teoria e prática, com 12 aulas semanais, e tem transformado o aprendizado em um caminho promissor para quem sonha em seguir carreira na área.

Canal WhatsApp

O ambiente foi estruturado para que os jovens aprendam desde receitas regionais até pratos internacionais. As aulas são divididas em momentos teóricos e práticos, sempre com 50 minutos de duração. No estilo de programas televisivos de competição culinária, os pratos são avaliados pelos professores e servem como parte da nota bimestral.

Jovens que sonham em ser chefs - Para Joseph Henrique Silva, de 17 anos, aluno do 2º ano, a oportunidade abriu portas para um futuro que ele já vislumbra. "Quero ser um chefe de cozinha e abrir o meu restaurante. No começo via as aulas como algo novo e interessante, agora sinto vontade de seguir nesta área", contou.

Giovana Pinheiro, de 16 anos, está no 1º ano e entrou no curso sem nunca ter cozinhado. Hoje, além de ajudar a mãe em casa, já tem pratos preferidos. "Eu aprendi a mexer na cozinha tudo aqui na escola. Antes não sabia fazer praticamente nada. Agora ajudo minha mãe e já ensinei algumas receitas a ela", disse animada.

Aprendizado prático e disciplina profissional - O professor de Gastronomia, Fabiano Bonfim Brandão de Souza, destaca que a proposta vai além do ato de cozinhar. "Os alunos aprendem a teoria e depois vão para a prática. Primeiro cuidam da higienização, colocam touca e avental. Depois passam pelo planejamento, preparação e execução do prato", explicou.

As avaliações simulam programas de TV, com apresentações e até competições entre os colegas. Para Fabiano, essa dinâmica ajuda a desenvolver responsabilidade, dedicação e criatividade. "Neste primeiro ano já identificamos talentos que demonstraram muito interesse desde o início e outros que me surpreenderam ao longo do curso", afirmou.

A Escola Mário Blandino foi a primeira da rede estadual a receber uma "cozinha escola". O espaço foi construído em três meses no local de um antigo laboratório e inaugurado em abril. Para a supervisora de qualificação profissional, Roberta da Cunha, a novidade foi recebida com entusiasmo. "No início houve certa resistência, mas logo vimos como os alunos se empolgaram. Hoje é um orgulho ter essa estrutura, que é a menina dos nossos olhos", destacou.

O curso de Gastronomia já está presente em oito escolas de Campo Grande, atendendo mais de 600 estudantes. No total, a educação profissional alcança 43 mil jovens da rede estadual. O número de unidades que oferecem cursos técnicos saltou de 179 em 2023 para 256 em 2025, abrangendo todas as 79 cidades de Mato Grosso do Sul. Atualmente, 45% dos alunos do ensino médio conciliam a formação regular com a profissionalizante.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop