
O Bacuri Cozinha Regional, em Bonito, a 259 km de Campo Grande, alcançou a marca de 93% de reaproveitamento dos resíduos gerados em seu funcionamento diário. O índice aproxima o restaurante da certificação Lixo Zero, que exige o mínimo de 90% de destinação correta de resíduos, segundo os critérios da Zero Waste International Alliance (ZWIA).
A mudança na gestão ambiental começou no início deste ano, após uma parceria firmada com a consultoria especializada Ciclo Azul, credenciada pelo Instituto Lixo Zero Brasil. Com apoio técnico, o restaurante passou a separar e encaminhar corretamente materiais recicláveis, orgânicos e reutilizáveis, reduzindo o volume de descarte em aterros.
Com as práticas implementadas, o Bacuri passou a encaminhar quase todos os resíduos para reciclagem, compostagem ou reutilização. A expectativa agora é concluir os trâmites para a certificação oficial, tornando-se o primeiro restaurante de Mato Grosso do Sul com o selo Lixo Zero.
O restaurante também é reconhecido pela valorização da culinária regional, com pratos que reinterpretam receitas típicas do estado. Comandado pelo chef Sylvio Trujillo, o Bacuri utiliza ingredientes locais e aposta em uma proposta autoral. Em dois anos de funcionamento, já conquistou o selo Travellers’ Choice do Tripadvisor, entrando no grupo dos 10% mais bem avaliados do mundo na plataforma.
Serviço
Endereço: Rua Vinte e Quatro de Fevereiro, 2286 – Centro, Bonito/MS
Funcionamento: Segunda e de quarta a sábado, das 17h às 23h | Domingo: 11h às 15h e 18h às 22h30
Contato: (67) 9140-0299
Redes sociais: @bacuricozinharegional
Site: bacuricozinharegional.com.br

