
Desde outubro no coração de Bonito, a 297 km de Campo Grande, o Bacuri Cozinha Regional rapidamente se tornou um fenômeno de sucesso.

Sob a liderança do chef Sylvio Trujillo, com uma carreira extensa que inclui passagens por prestigiados restaurantes em São Paulo e no exterior, o Bacuri se destaca pela combinação da gastronomia contemporânea com a essência da culinária regional. Trujillo enfatiza a importância de resgatar memórias afetivas através da comida: “É gratificante ouvir de um cliente que se sentiu como na casa do avô aos 12 anos. Isso reflete a alma do Bacuri”.
Chef Sylvio Trujillo - (Foto: Divulgação)
Além da gastronomia, o restaurante assume um papel importante no movimento cultural de Bonito, contribuindo para a valorização e preservação da identidade local. Com a expansão da cidade, muitos temiam a perda de sua real essência, mas o Bacuri e seu time estão revertendo esse quadro, incentivando outros estabelecimentos a também honrar o legado regional.
Além da gastronomia, o restaurante assume um papel importante no movimento cultural de Bonito - (Foto: Divulgação)
Carlos Eduardo Rodrigues, empresário e um dos idealizadores do Bacuri, expressa orgulho ao ver a cultura local mais apreciada: “Nossa iniciativa de valorizar o que é autenticamente nosso repercutiu positivamente, despertando nos campo-grandenses e turistas uma nova valorização pela nossa riqueza cultural”.
O local é um espaço aconchegante e traz várias referências da história de MS - (Foto: Divulgação)
A decoração do Bacuri remete às tradicionais fazendas da região, com uso de madeira reaproveitada e exposição de obras de artistas locais, criando um ambiente que homenageia a história do Mato Grosso do Sul. Dentre os pratos que se destacam no cardápio estão o cupim de colher, no qual a carne é marinada com conhaque e suco de laranja e depois assada lentamente por oito horas, a ponto de se desmanchar facilmente com uma colher. Para completar o prato, mandioca cremosa temperada, chimichurri de tereré, arroz e farofa da casa.
A decoração do Bacuri remete às tradicionais fazendas da região - (Foto: Divulgação)
Outros favoritos são a piraputanga corumbaense (sem espinhos e recheada com farofa de moqueca), o filé mignon soleado (que passa por um processo de secagem ao sol por 12 horas, uma antiga técnica das fazendas pantaneiras), o frango com bori bori (típico da fronteira com o Paraguai, é um bolinho de farinha de milho e queijo), a chipa guazú (uma espécie de torta cremosa, à base de milho e queijo curado) e o sashimi do piloteiro (tradição nos barcos de pesca do Pantanal, são finas fatias de pintado temperadas e servidas com molho à base de limão). O chef Sylvio Trujillo adianta que, após a alta temporada, o cardápio terá novidades, como o caribéu, receita típica do Pantanal.
O espaço oferece vários pratos para quem quer conhecer a gastronomia de MS a fundo - (Foto: Divulgação)
Além disso, o espaço oferece um cardápio variado de sabores - (Foto: Divulgação)
Serviço
Bacuri Cozinha Regional
Endereço: Rua Vinte e Quatro de Fevereiro, 2286, Centro – Bonito/MS
Horário: diariamente, das 11h às 15h (somente alta temporada) e das 18h às 23h
Telefone: (67) 9140-0299
Mais informações: bacuricozinharegional.com.br / @bacuricozinharegional
