BANNER FESTIVAL DA CARNE 1260X200PX-v1
FUTEBOL INGLÊS

Wissa acusa Brentford de barrar transferência e diz que clube "atrapalha seu caminho"

Artilheiro da Premier League diz ter recebido promessa de liberação e critica mudança de postura na reta final da janela

31 agosto 2025 - 10h00
Yoane Wissa marcou 19 gols na última edição da Premier League, mas ainda não entrou em campo nesta temporada.
Yoane Wissa marcou 19 gols na última edição da Premier League, mas ainda não entrou em campo nesta temporada. - (Foto: Reprodução)
ENERGISA

O atacante Yoane Wissa, de 28 anos, criticou publicamente o Brentford, clube pelo qual atua há quatro temporadas, por dificultar sua transferência a poucas horas do encerramento da janela de transferências da Premier League, marcada para esta segunda-feira (1º). Sexto maior goleador da edição passada, com 19 gols, o congolês acusou a equipe londrina de não cumprir um acordo verbal e escrito que previa sua liberação mediante uma proposta razoável.

Canal WhatsApp

A insatisfação veio a público neste domingo (31), por meio de um comunicado divulgado nas redes sociais do jogador. Segundo ele, havia um entendimento claro com a diretoria e com o novo treinador do clube, Keith Andrews, de que poderia sair neste verão europeu. No entanto, o Brentford teria mudado os termos no último momento.

“No início deste verão, tive conversas abertas com a administração do clube e com o novo técnico. Deixei clara minha intenção de explorar um novo desafio e, durante essas conversas, foi confirmado a mim e aos meus representantes que o clube não me impediria caso recebesse uma oferta razoável. Isso também foi registrado por escrito”, afirmou.

Negociação frustrada com o Newcastle - De acordo com a BBC, o Newcastle chegou a avançar nas tratativas para contratar Wissa, visando substituir o sueco Alexander Isak, vice-artilheiro da última temporada com 23 gols. A proposta inicial era de 40 milhões de libras (cerca de R$ 270 milhões), mas o Brentford teria aumentado a pedida para 65 milhões de libras (aproximadamente R$ 440 milhões), travando o acordo.

“Isso me deixou em uma posição difícil e frustrante. O compromisso de que eu poderia sair neste verão não foi cumprido”, lamentou o jogador, que ainda não entrou em campo pelo Brentford nesta temporada e já havia removido todas as referências ao clube em suas redes sociais.

Quatro anos e um ponto final incerto - Yoane Wissa chegou ao Brentford em 2021 e rapidamente se tornou peça-chave da equipe, formando uma das duplas ofensivas mais letais da liga ao lado de Bryan Mbeumo, hoje no Manchester United. Com 19 gols na temporada passada, Wissa foi fundamental para manter o clube na elite do futebol inglês.

“Trata-se de poder seguir em frente com a bênção do Brentford, com base em um compromisso assumido repetidamente de que eu poderia partir para um novo capítulo neste verão. Se for obrigado a ficar, só vai manchar quatro anos maravilhosos neste clube incrível”, concluiu.

O Brentford ainda não se pronunciou oficialmente sobre as declarações do jogador.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop