
A Williams anunciou nesta segunda-feira (3) mudanças estratégicas em sua identidade visual e institucional para a temporada 2026 da Fórmula 1. Em um movimento de resgate às origens, a equipe britânica voltará a adotar o nome Atlassian Williams F1 Team e apresentou um novo logotipo inspirado no símbolo criado por seu fundador, Sir Frank Williams, em 1977.
A alteração marca um rompimento com o atual nome Atlassian Williams Racing, adotado desde o início da parceria com a gigante de software Atlassian, e retoma a nomenclatura tradicional que faz referência direta à Fórmula 1. A principal novidade no logotipo é o retorno ao conceito do "Forward W" — um "W" estilizado apontando para frente, símbolo histórico que marcou a primeira era de ouro da equipe.
"Tenho orgulho de anunciar que, a partir do próximo ano, seremos conhecidos como Atlassian Williams F1 Team e exibiremos um logotipo inspirado em nosso fundador, Sir Frank Williams", declarou James Vowles, chefe da escuderia. "Somos inspirados pelo nosso passado, mas entusiasmados com o futuro e comprometidos em escrever um novo capítulo campeão na história da Williams."
Reconexão com a base de fãs - De acordo com a equipe, o novo logotipo e a volta da nomenclatura tradicional buscam criar uma conexão mais forte com a história da Williams, sem deixar de olhar para o futuro. A reformulação também visa atrair uma nova geração de fãs.
"Esperamos que nossos fãs atuais e leais adorem. Mas também esperamos que ele conecte uma nova geração ao nosso incrível legado", afirmou Marcus Prosser, diretor de marketing da equipe. “Queremos ampliar a comunidade de fãs da Williams que nos levará à nossa próxima vitória.”
Momento de reconstrução e bons resultados - A Williams vive um período de reestruturação no grid da Fórmula 1. Após anos difíceis, a equipe voltou ao pódio em 2025 com Alex Albon, que conquistou o terceiro lugar no Grande Prêmio do Azerbaijão. Além disso, o tailandês garantiu o primeiro pódio da equipe em uma corrida Sprint, durante o GP dos Estados Unidos, resultado que marca um passo importante na recuperação da escuderia.
Atualmente, a Williams ocupa a quinta colocação no Mundial de Construtores com 111 pontos. Entre os pilotos, Albon aparece em oitavo lugar com 73 pontos, enquanto o espanhol Carlos Sainz está em 11º, com 38 pontos.
O próximo compromisso da equipe será neste fim de semana, no Grande Prêmio de São Paulo, no Autódromo de Interlagos.
				
				
				
					
				
				
				
				
				
			
						