
A fase ruim vivida pelo Real Madrid tem afetado diretamente o desempenho individual de seus principais jogadores. Um dos nomes mais afetados é o do brasileiro Vinicius Júnior, que chegou a ser vaiado pela torcida no Estádio Santiago Bernabéu na última quarta-feira (10), após a derrota por 2 a 1 para o Manchester City, pela Liga dos Campeões da Europa.
Com esse resultado, o clube espanhol chegou a um retrospecto preocupante: venceu apenas dois dos últimos oito jogos disputados. Dentro desse cenário, Vinicius atravessa seu pior momento em números desde o fim da temporada 2020/2021.
Segundo o jornal espanhol As, o atacante não balança as redes desde o dia 4 de outubro, quando marcou dois gols na vitória por 3 a 1 sobre o Villarreal. De lá para cá, são 12 partidas consecutivas sem marcar — embora tenha dado duas assistências na vitória por 4 a 3 sobre o Olympiacos, em 26 de novembro, também pela Champions.
O periódico destaca que Vinicius vive uma fase inversa à do mesmo período da temporada passada, quando era o grande nome do Real Madrid, enquanto o francês Kylian Mbappé enfrentava críticas pela falta de gols.
“Uma má fase que Vinicius não conhecia desde o final da temporada 2020/2021”, destacou o As, lembrando que, nesta mesma época no ano anterior, o brasileiro havia anotado nove gols em sete partidas.
A derrota para o City não apenas ampliou a sequência negativa do Real Madrid, como também escancarou a pressão sobre Vinicius. Durante o jogo, parte da torcida merengue demonstrou insatisfação com o rendimento do brasileiro. As vaias foram pontuais, mas sonoras.
Rodrygo, outro brasileiro no elenco, conseguiu encerrar seu próprio jejum de gols justamente nessa partida, aliviando a cobrança sobre si. Já Vinicius, mesmo sem marcar, foi o jogador que mais finalizou na partida, com quatro tentativas ao gol, segundo o jornal.
Apesar do momento ruim, o desempenho de Vinicius em termos de entrega não tem sido questionado. O próprio jornal espanhol destacou que a seca de gols parece mais relacionada à pontaria do que à falta de vontade.
“Contra o City, ele finalizou mais do que qualquer um no Real Madrid, com quatro tentativas. Algumas foram claras, como a que chutou de canela aos 80 minutos, após escanteio cobrado por Arda Güler”, destacou a matéria. O atacante também liderou o número de finalizações em outros jogos recentes contra Celta de Vigo, Athletic Bilbao, Girona, Olympiacos, Rayo Vallecano e Juventus.
O técnico Xabi Alonso, que assumiu o comando técnico nesta temporada, vem enfrentando dificuldades para recuperar o ritmo da equipe. O Real Madrid tem apresentado instabilidade ofensiva e problemas defensivos, o que comprometeu o desempenho coletivo e afetou a confiança dos atletas.
Para o treinador, recuperar Vinicius Júnior pode ser a chave para reacender o ataque merengue e devolver ao time a competitividade necessária para a reta final da temporada, especialmente nas fases decisivas da Champions League e do Campeonato Espanhol.

