
Vice-campeão na última edição da Bola de Ouro, Vinicius Júnior viveu uma queda brusca em 2025. O atacante do Real Madrid ficou apenas na 16ª colocação da tradicional premiação concedida pela revista France Football, cujo resultado parcial foi divulgado nesta segunda-feira (23), em Paris.

O prêmio leva em conta o desempenho entre 1º de agosto de 2024 e 2 de agosto de 2025. Nesse período, o jogador de 24 anos teve números expressivos — foram 24 gols e 16 assistências em 66 partidas por clube e seleção —, mas não manteve a regularidade nas fases decisivas da temporada.
Apesar de ter conquistado títulos como a Supercopa da Uefa e a Copa Intercontinental com o Real Madrid, Vini Jr. perdeu protagonismo sob o comando do técnico Xabi Alonso. Além disso, ficou de fora da última convocação da seleção brasileira feita por Carlo Ancelotti, o que também influenciou sua queda no ranking.
A imprensa espanhola chegou a afirmar que o brasileiro “retrocedeu cinco anos” em sua evolução. A crítica ganhou força especialmente após Jude Bellingham, seu companheiro de equipe, terminar apenas na 23ª posição da Bola de Ouro.
Outro brasileiro presente entre os 30 melhores é Raphinha, do Barcelona, que superou Vini Jr. na classificação final, embora sua posição exata ainda não tenha sido divulgada até o momento da publicação.
Mesmo em meio às críticas individuais, o Real Madrid segue bem no Campeonato Espanhol, liderando com 15 pontos. Vini Jr. permanece no elenco e terá nova chance de mostrar reação na terça-feira (24), contra o Levante, fora de casa.
Posições já reveladas da Bola de Ouro 2025:
- 11º - Pedri (Barcelona)
- 12º - Kvaratskhelia (PSG)
- 13º - Harry Kane (Bayern de Munique)
- 14º - Désiré Doué (PSG)
- 15º - Viktor Gyokeres (Sporting/Arsenal)
- 16º - Vini Jr. (Real Madrid/Brasil)
- 17º - Lewandowski (Barcelona)
- 18º - McTominay (Napoli)
- 19º - João Neves (PSG)
- 20º - Lautaro Martínez (Inter de Milão)
- 21º - Guirassy (Borussia Dortmund)
- 22º - Mac Allister (Liverpool)
- 23º - Jude Bellingham (Real Madrid)
- 24º - Fabián Ruiz (PSG)
- 25º - Dumfries (Inter de Milão)
- 26º - Haaland (Manchester City)
- 27º - Rice (Arsenal)
- 28º - Van Dijk (Liverpool)
- 29º - Wirtz (Bayer Leverkusen)
- 30º - Olise (Bayern de Munique)
