TCE
ESPORTE

Brasil tem sete indicados à Bola de Ouro e Botafogo concorre a clube do ano

Vini Jr, Raphinha, Estêvão, Alisson, Marta, Amanda Gutierrez e Arthur Elias estão entre os indicados; Botafogo disputa com clubes europeus

7 agosto 2025 - 10h50
Vinicius Junior e Raphinha estão entre os brasileiros indicados à premiação de melhor jogador do mundo da Bola de Ouro.
Vinicius Junior e Raphinha estão entre os brasileiros indicados à premiação de melhor jogador do mundo da Bola de Ouro. - (Foto: Werther Santana/Estadão)

O Brasil terá ampla representação na cerimônia da Bola de Ouro 2025, um dos eventos mais aguardados do futebol mundial. Sete brasileiros estão entre os indicados nas principais categorias, incluindo atletas do futebol masculino e feminino, além do técnico Arthur Elias. O Botafogo, atual campeão da Libertadores e do Brasileirão, também aparece na lista como um dos candidatos ao prêmio de clube do ano.

Canal WhatsApp

O anúncio oficial dos indicados foi feito nesta quinta-feira (7) e contempla destaques individuais e coletivos da temporada 2024/2025. Os brasileiros Vini Jr (Real Madrid) e Raphinha (Barcelona) concorrem ao principal prêmio da noite: a Bola de Ouro, entregue ao melhor jogador do mundo.

Os dois atacantes enfrentarão forte concorrência, com nomes como Lamine Yamal (Barcelona), Jude Bellingham (Real Madrid), Desiré Doué (PSG) e Harry Kane (Bayern de Munique) também presentes entre os finalistas.

Estêvão entre os jovens talentos do Troféu Kopa

Revelação do Palmeiras e atualmente no Chelsea, o atacante Estêvão foi indicado ao Troféu Kopa, concedido ao melhor jogador sub-21 do mundo. O brasileiro disputou o Mundial de Clubes pelo time paulista antes de ser negociado com o clube inglês.

A lista de concorrentes ao prêmio juvenil inclui nomes de diferentes ligas e nacionalidades: Ayyoub Bouaddi, Paul Cubarsi, Dean Huijsen, Myles Lewis-Skelly, Rodrigo Mora, João Neves, Kenan Yildiz, Desiré Doué e o já citado Lamine Yamal, do Barcelona, atual vencedor da premiação.

Criado em 2018, o Troféu Kopa já premiou jovens estrelas como Mbappé e Bellingham, hoje referências no cenário internacional.

Alisson disputa o Troféu Yashin de melhor goleiro

Na categoria voltada aos arqueiros, o Brasil será representado por Alisson Becker, do Liverpool. Vencedor do Troféu Yashin em 2019, o goleiro volta a figurar entre os dez melhores do mundo.

A lista conta com nomes de peso: Thibaut Courtois (Real Madrid), Dibu Martínez (Aston Villa), Gianluigi Donnarumma (PSG), Yassine Bounou (Al-Hilal), Jan Oblak (Atlético de Madrid), David Raya (Arsenal), Matz Sels (Nottingham Forest), Yann Sommer (Inter de Milão) e Lucas Chevalier (Lille).

Arthur Elias e o destaque do futebol feminino brasileiro

Campeão da Copa América com a seleção brasileira feminina, o técnico Arthur Elias foi indicado ao prêmio de melhor treinador de futebol feminino. No cargo desde 2023, ele tem a missão de preparar a equipe para a Copa do Mundo de 2027, que será realizada no Brasil.

Concorrendo com Arthur estão nomes de destaque no futebol internacional, como Sonia Bompastor (Chelsea), Justine Madugu (Nigéria), Renè Slegers (Arsenal) e Sarina Wiegman (Inglaterra).

Além do treinador, o Brasil conta com duas representantes na disputa pelo título de melhor jogadora do mundo: Amanda Gutierrez e Marta, que também integraram o elenco campeão continental. Marta, considerada uma das maiores jogadoras da história, volta a ser indicada após mais uma temporada de destaque.

Botafogo entre os gigantes do futebol mundial

Encerrando a lista de indicações brasileiras, o Botafogo aparece entre os clubes que disputam o prêmio de clube do ano. A equipe carioca conquistou a Libertadores e o Campeonato Brasileiro, superando grandes adversários e garantindo seu lugar entre os melhores do mundo.

O alvinegro terá pela frente concorrência de gigantes europeus como Barcelona, Chelsea, Liverpool e Paris Saint-Germain. A presença do clube brasileiro é um reconhecimento à temporada histórica da equipe, que conseguiu feitos inéditos e volta ao cenário internacional com força.

A diversidade de indicações — que inclui jogadores jovens, atletas consagrados, treinadores e até clube — reforça o protagonismo do Brasil no futebol mundial. A cerimônia da Bola de Ouro, organizada pela revista France Football, é uma das premiações mais tradicionais do esporte e acontecerá no segundo semestre deste ano, em Paris.

Além do prestígio, os prêmios também funcionam como vitrine para as próximas temporadas e competições internacionais, como a Copa do Mundo de 2026 e os torneios continentais.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas