
Oscilando neste início de temporada, o Vasco voltou a frustrar o torcedor em São Januário. Mesmo como visitante diante do Madureira, pela quinta rodada da Taça Guanabara, o time de Fernando Diniz ficou no 0 a 0 nesta segunda-feira, perdeu pênalti com Puma Rodríguez e saiu de campo sob vaias da arquibancada.
Com o empate, o Vasco fecha a rodada na quarta colocação do Grupo A, apenas um ponto à frente do Sampaio Corrêa. O Madureira, por sua vez, chega a sete pontos e assume a vice-liderança do Grupo B.
Apesar do mando ser do Madureira, o jogo foi em São Januário, o que aumentou a cobrança. A atuação abaixo do esperado teve como principais alvos o lateral Lucas Piton e o técnico Fernando Diniz, citados em protestos das arquibancadas. Faltaram criatividade e agressividade ao time vascaíno, que só assustou em lances isolados, como o pênalti perdido por Puma e o chute de Johan Rojas no travessão.
O primeiro tempo foi movimentado. Logo aos seis minutos, Piton sofreu pênalti e deu ao Vasco a chance de abrir o placar. Na cobrança, Puma parou em Neguete, que brilhou ao defender também o rebote do estreante Brenner.
O Madureira respondeu com perigo. Everton aproveitou falha da defesa vascaína e carimbou a trave de Léo Jardim. Do outro lado, Johan Rojas arriscou de longe e viu a bola explodir no travessão. Apesar do ritmo intenso, ninguém conseguiu transformar as chegadas em gol.
Na volta do intervalo, o Vasco até mostrou mais paciência para trocar passes e ocupar o campo de ataque, mas esbarrou de novo em Neguete. Em uma das melhores chances, Puma recebeu na área e soltou uma bomba, defendida pelo goleiro sem rebote.
O Madureira adotou postura mais reativa, apostando em um contra-ataque fatal que nunca veio. Do lado vascaíno, as entradas de David e do colombiano Hinestroza deram fôlego, mas pouco efeito prático. O time seguia “encaixotado” na marcação, com poucas finalizações claras.
Já nos minutos finais, Hinestroza teve a oportunidade de virar protagonista, mas cabeceou muito mal, longe do gol, o que aumentou a irritação da torcida. Após o apito final, vaias ecoaram em São Januário, reflexo da impaciência com a falta de evolução do time neste começo de temporada.
Depois do tropeço no Carioca, o Vasco volta as atenções ao Campeonato Brasileiro. Após estrear com derrota para o Mirassol, a equipe fará o primeiro jogo em casa pela competição diante da Chapecoense, na quinta-feira, às 20h, novamente em São Januário, sob forte cobrança por resposta imediata.

