Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
20 de fevereiro de 2026 - 21h00
segov
FUTEBOL MUNDIAL

Uefa autoriza Fifa a ampliar Mundial para 48 clubes a partir de 2029

Novo formato será disputado a cada quatro anos, após acordo entre Ceferin e Infantino

19 fevereiro 2026 - 19h15Agência Estado
Fifa e Uefa chegaram a acordo para ampliar o Mundial de Clubes para 48 equipes.
Fifa e Uefa chegaram a acordo para ampliar o Mundial de Clubes para 48 equipes. - (Foto: Reprodução/X)

A Fifa recebeu aval da Uefa para ampliar o Mundial de Clubes para 48 equipes, desde que a competição seja disputada a cada quatro anos. O entendimento entre o presidente da Uefa, Aleksander Ceferin, e o presidente da Fifa, Gianni Infantino, pode já valer para a edição de 2029, segundo informação do jornal britânico The Guardian.

Canal WhatsApp

A principal condição imposta pela entidade europeia foi a garantia de que o torneio não será realizado a cada dois anos. A Uefa avaliava que um calendário mais curto poderia reduzir o interesse pela Liga dos Campeões, disputada anualmente e considerada seu principal produto.

O acordo ganhou força após o encerramento de uma disputa judicial envolvendo a Uefa e o Real Madrid. O clube espanhol deixou o projeto da Superliga Europeia, torneio idealizado para reunir apenas grandes equipes do continente, o que ajudou a reduzir a tensão entre as partes.

No ano passado, durante o Mundial realizado nos Estados Unidos com 32 clubes, o Real Madrid chegou a defender a realização do torneio a cada dois anos. A proposta, no entanto, não teve apoio de outras equipes europeias nem da própria Uefa.

Ao aceitar a ampliação para 48 participantes, a Uefa também busca garantir mais vagas para clubes europeus na competição mundial, evitando que equipes tradicionais como Barcelona, Liverpool e Manchester United fiquem de fora, como ocorreu na edição anterior.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop