
Apesar do avanço das plataformas digitais, a TV aberta continua sendo o principal meio utilizado pelos brasileiros para acompanhar partidas de futebol. É o que mostra uma pesquisa feita pela empresa Nexus a pedido da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que apontou ainda que sete em cada dez brasileiros têm o hábito de assistir aos jogos.
Segundo o levantamento, 61% dos entrevistados afirmaram assistir a pelo menos uma partida por mês na TV aberta. Em contraste, os serviços de streaming atraem 27% dos torcedores mensalmente, enquanto a TV fechada reúne 38% da audiência. O rádio aparece com apenas 10%.
A preferência pelo modelo tradicional também se reflete na frequência semanal: 47% das pessoas assistem a pelo menos um jogo por semana, número expressivo em um país onde 78% dos entrevistados afirmaram torcer por algum clube.
Ao todo, 77% dos participantes disseram que consomem futebol por algum tipo de mídia — seja televisão, rádio, internet ou streaming. Além disso, 41% têm o hábito de acompanhar programas esportivos, como debates e mesas redondas, por diferentes plataformas.
Presença nos estádios ainda é tímida - Embora a paixão pelo futebol esteja consolidada no Brasil, a presença do torcedor nos estádios ainda é limitada. Apenas 19% dos entrevistados afirmaram que costumam ir a jogos, enquanto 59% disseram nunca ter assistido a uma partida no estádio.
Para a CBF, o desafio está em ampliar essa presença física e melhorar a experiência do torcedor. “Estamos buscando aperfeiçoar as experiências, conquistar o torcedor para que vá a campo acompanhar o espetáculo, se entreter, vivenciar a experiência social que é uma partida de futebol, que desperta paixões, emoções, une e agrega pessoas", declarou o presidente da entidade, Samir Xaud.
O dirigente reforçou o simbolismo da modalidade no cotidiano do país. "Essa é a essência do esporte, que está na alma do brasileiro", concluiu.

