Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
01 de novembro de 2025 - 00h55
DESIGN INOVADOR

Troféu do GP de SãoPaulo de F1 homenageia brasilidade com arte e tecnologia

Peça exclusiva criada pelo GP SãoPaulo em 2025 une impressão3D, alumínio fundido e símbolos da cultura brasileira para premiar o vencedor da corrida em Interlagos.

28 outubro 2025 - 12h45
Troféu oficial do GP de SãoPaulo de F12025: produção em impressão3D e alumínio fundido com design inspirado na brasilidade e na corrida contra o tempo.
Troféu oficial do GP de SãoPaulo de F12025: produção em impressão3D e alumínio fundido com design inspirado na brasilidade e na corrida contra o tempo. - Foto: Divulgação/F1

O troféu que será entregue ao vencedor do Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1 – marcado para 9denovembro no Autódromo José Carlos Pace (Interlagos) – ganhou uma interpretação única da brasilidade, com tecnologia de ponta, design arrojado e forte simbolismo.
Diferentemente de edições anteriores, 2025 assinala a primeira vez em que o próprio evento assume a concepção e fabricação dos troféus destinados aos pilotos. A missão, conforme define o CEO do GP SãoPaulo, Alan Adler, foi: “materializar a identidade brasileira nos quatro objetos mais desejados e sonhados pelos pilotos e suas equipes. Ainda mais nessa reta final da temporada, onde tudo ainda está em aberto, dá uma sensação mais especial de podermos, enfim, revelar esse projeto que está sendo pensado desde abril deste ano. Todos os mínimos detalhes foram observados para transparecer e comunicar a cultura vasta e plural do Brasil que serão mostradas ao mundo todo consagrando campeões.”

Canal WhatsApp


O troféu é produzido em impressão3D sem resíduos e alumínio fundido, com acabamento metalizado e envernizado. A peça é montada em dez camadas de folhas — cada camada representando uma das dez equipes de Fórmula1 que disputam o campeonato. Além disso, quando vista de cima, o troféu revela doze folhas, símbolo do “relógio” e da corrida contra o tempo que os pilotos travam.


A textura do objeto mistura referências que vão de mantos Tupinambá a louros da vitória, escamas, pétalas e o skyline de SãoPaulo, compondo um mosaico que reflete a diversidade e a energia do país. Segundo Furf Design Studio, responsáveis pelo design, “o troféu é uma metáfora da pluralidade tupiniquim. Penas, folhas, escamas, pétalas, prédios, tudo junto e misturado, assim como SãoPaulo é! Ele tem movimento, tem ginga. São dez fileiras de louros compostas por doze folhas cada: as dez equipes correndo contra o relógio. E sua forma, inspirada na curva do S do Senna, remete a uma ampulheta, analogia à conquista do piloto como se tivesse dominado o tempo.”
A finalização da peça ficou por conta de Alan Mosca, sócio da empresa SidSpecialPaint e filho do lendário SidMosca, referência no automobilismo. “Foi uma honra ser convidado a participar de uma parte tão importante e significativa de um evento de nível mundial, como o Grande Prêmio de SãoPaulo”, afirmou Mosca.

A corrida acontecerá entre os dias 7 e 9 de novembro e os ingressos já estão esgotados. No momento, o britânico Lando Norris (McLaren) lidera o Mundial de pilotos com 357pontos, seguido de perto pelo australiano Oscar Piastri com 356 e pelo holandês Max Verstappen com 321.
Essa peça simbólica transforma o troféu em algo mais do que um prêmio — é uma homenagem à cultura brasileira, um objeto de arte e tecnologia e, ao mesmo tempo, um reconhecimento aos que vencem numa arena global.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop