Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
30 de janeiro de 2026 - 15h04
SENAR
MERCADO DA BOLA

Torino devolve João Pedro Tchoca ao Corinthians após apontar problema em exames médicos

Clube italiano encerra empréstimo cinco dias após anúncio; diretoria alvinegra nega qualquer restrição física

30 janeiro 2026 - 13h40Bruno Accorsi
oão Pedro Tchoca retorna ao Corinthians após empréstimo ao Torino ser encerrado antes da estreia.
oão Pedro Tchoca retorna ao Corinthians após empréstimo ao Torino ser encerrado antes da estreia. - Foto: Instagram @joaopedrotchoca

O Corinthians confirmou nesta sexta-feira (30) o retorno do zagueiro João Pedro Tchoca após o Torino, da Itália, desistir do empréstimo do jogador. O clube europeu alegou problemas detectados nos exames médicos realizados após a chegada do defensor, o que motivou a devolução apenas cinco dias depois do anúncio oficial do negócio.

Canal WhatsApp

A decisão do Torino, no entanto, foi contestada pela diretoria corintiana. Em nota, o clube afirmou que o atleta não apresentava qualquer limitação física no momento da liberação e destacou que ele estava à disposição da comissão técnica. No mesmo dia em que o empréstimo foi anunciado, Tchoca chegou a ser relacionado para a partida contra o Velo Clube, válida pela quinta rodada do Campeonato Paulista.

“João Pedro foi liberado pelo Corinthians para se apresentar ao Torino com condições de jogo. O atleta, inclusive, foi relacionado para a partida contra o Velo Clube no último domingo (25)”, informou o clube em comunicado oficial.

O acordo entre Corinthians e Torino previa o empréstimo do zagueiro até o mês de junho, com valor fixado em 1,5 milhão de euros, cerca de R$ 9,5 milhões na cotação atual. O contrato também estabelecia a obrigação de compra caso o jogador atingisse a marca de dez partidas, atuando por pelo menos 45 minutos em cada uma delas.

Se a meta fosse cumprida, o clube italiano teria de desembolsar mais 4,5 milhões de euros, pouco acima de R$ 28 milhões, além da possibilidade de bônus adicional de até 1 milhão de euros atrelado a metas esportivas. Com a desistência antecipada, nenhuma dessas cláusulas será acionada.

De volta ao Brasil, João Pedro Tchoca será reintegrado ao elenco comandado pelo técnico Dorival Júnior. O defensor, porém, não participou dos treinamentos ao longo da semana e, por isso, não viaja com a delegação para Brasília, onde o Corinthians enfrenta o Flamengo na decisão da Supercopa Rei, no domingo, às 16h, no estádio Mané Garrincha.

O episódio expõe um desencontro entre as avaliações médicas dos dois clubes e encerra de forma precoce a tentativa do zagueiro de iniciar a carreira no futebol europeu. Agora, o Corinthians avalia os próximos passos para o jogador dentro do elenco principal.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop