Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
28 de dezembro de 2025 - 10h03
senai
FUTEBOL

Toni Kroos diz que melhores times do Brasil podem competir com clubes da Europa

Ex-jogador dá entrevista a Romário e comenta sobre futebol brasileiro, atual seleção e situação de Endrick

28 dezembro 2025 - 08h30Redação E+
Toni Kroos comentou sobre futebol brasileiro, carreira e seleção em entrevista à Romário
Toni Kroos comentou sobre futebol brasileiro, carreira e seleção em entrevista à Romário - Foto: Reprodução/Romário TV via Youtube

Campeão do mundo com a Alemanha em 2014 e multicampeão pelo Real Madrid, Toni Kroos avaliou que os principais clubes do futebol brasileiro têm condições de competir em nível semelhante ao das grandes equipes europeias, declaração feita durante entrevista a Romário, no quadro De Cara com o Cara, exibido pela Romário TV no YouTube.

Canal WhatsApp

Aposentado há cerca de um ano, o ex-meio-campista comentou sua relação com jogadores brasileiros, citando Rafinha como um dos companheiros mais engraçados da carreira, além de elogiar Vinícius Júnior e Casemiro, e analisar a situação de Endrick, jovem revelado pelo Palmeiras, que chegou ao Real Madrid cercado de expectativa, mas sem sequência de jogos.

"Eu acho que para um jogador como Endrick, nessa idade, o mais importante é jogar, e se ele não tem a possibilidade de atuar muito aqui, acho que a melhor maneira é ir para outro clube, por empréstimo ou algo assim", afirmou Kroos, comentário que acabou se confirmando com o empréstimo do atacante de 19 anos ao Lyon, da França, por seis meses.

O alemão usou a própria trajetória como exemplo ao lembrar que deixou o Bayern de Munique ainda jovem para atuar pelo Bayer Leverkusen, onde ganhou sequência e retornou mais experiente, defendendo que o tempo em campo é decisivo para a evolução de atletas em início de carreira.

Ao comentar a final da Copa Intercontinental entre Flamengo e Paris Saint-Germain, decidida nos pênaltis após empate, Kroos disse ter se surpreendido com o desempenho da equipe brasileira, avaliando que, apesar do PSG ter sido o melhor time da Europa na última temporada, o confronto mostrou que os principais clubes do Brasil conseguem competir em alto nível.

"O futebol brasileiro vai bem, pelo menos os melhores times do Brasil podem competir com os da Europa", afirmou, ao destacar que o clube francês também enfrentava desfalques importantes no período.

Questionado sobre a Copa do Mundo de 2014, Kroos afirmou guardar boas lembranças do período no Brasil, citando a convivência com a população, especialmente na Bahia, onde a seleção alemã ficou concentrada, e ressaltou que, apesar da goleada sofrida pelo Brasil na semifinal, a reação dos torcedores foi positiva.

Já sobre a seleção brasileira atual, o ex-jogador comentou a expectativa em torno de Carlo Ancelotti, admitindo que não acompanhou muitos jogos recentemente, mas que jogadores do Real Madrid relataram dificuldades nos últimos anos, com esperança de melhora sob o comando do técnico italiano, enquanto avaliou que o rendimento da equipe tende a crescer com Neymar, desde que o atacante esteja em boas condições físicas.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop