
A Procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) denunciou o diretor de futebol do Flamengo, José Boto, por declarações após a derrota do clube para o Bahia no Campeonato Brasileiro. O dirigente criticou a arbitragem e levantou “suspeitas” sobre os bastidores do futebol nacional.

Boto foi enquadrado no artigo 243-F, que trata de ofensa à honra por fato relacionado ao esporte. A pena prevista inclui multa de R$ 100 a R$ 100 mil e suspensão de 15 a 90 dias.
“Mais do que atingir o árbitro Ramon Abatti Abel, a manifestação teve o propósito de lançar suspeição generalizada sobre o sistema de arbitragem e todos os agentes do futebol brasileiro”, diz a denúncia.
O dirigente português comentou a situação após a derrota:
“Não falo do jogo de hoje, falo da percepção que eu tinha quando estava na Europa. Hoje consigo perceber. O que se passa nos outros jogos é vergonhoso. Tentamos falar com a CBF, mas segue igual. O que se passa nos outros jogos deixa suspeitas do que acontece por trás.”
A derrota do Flamengo, somada à polêmica vitória do Palmeiras sobre o São Paulo, fez os cariocas perderem a liderança do Campeonato Brasileiro. Lances do clássico paulista levaram o São Paulo a questionar a CBF, e o protocolo de divulgação de áudios do VAR foi alterado com aval da Fifa. Os árbitros Ramon Abatti Abel e Ilbert Estevam da Silva foram afastados e também denunciados pelo STJD.
Além de Boto, a Procuradoria denunciou o zagueiro Danilo, por jogada violenta, o atacante Wallace Yan, por agressão e conduta antidesportiva, e os clubes, por atraso na partida. O Tribunal agora analisará se aceita as denúncias e julgará as acusações.
