
A Semana Intensiva de Treinamento para a seleção de Mato Grosso do Sul, que participará dos Jogos da Juventude 2025, teve início na terça-feira (8) em Campo Grande. Organizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), o evento segue até domingo (13) e conta com uma programação repleta de atividades, incluindo treinamentos, amistosos, palestras e reuniões técnicas. A competição, que será realizada em Brasília entre 10 e 25 de setembro, reunirá jovens atletas de todo o país.

Seleção sul-mato-grossense se prepara para os Jogos da Juventude - Participam da Semana Intensiva estudantes-atletas de 15 a 17 anos, selecionados a partir dos Jogos Escolares de Mato Grosso do Sul, nas modalidades de futsal, voleibol, basquetebol e handebol. Eles foram convocados para integrar as equipes que representarão o Estado no evento nacional. Durante a semana, os atletas recebem treinamento especializado e disputam amistosos com outras equipes locais para ajustar o entrosamento e a performance.
Ao final da programação, no domingo (13), será realizada uma nova convocação, definindo os destaques que comporão a seleção estadual para os Jogos da Juventude em setembro. Para isso, os técnicos das equipes campeãs dos Jogos Escolares de Mato Grosso do Sul, na faixa etária de 15 a 17 anos, lideram a formação das equipes.
Integração e preparação intensa - Karina Quaini, diretora dos Jogos Escolares da Juventude de MS, enfatizou a importância da Semana Intensiva como uma fase essencial no processo de seleção e preparação dos atletas. "A Semana Intensiva é um período de preparação que envolve uma programação com treinamentos amistosos, palestras e conversas, tanto entre os técnicos e seus atletas quanto entre a equipe técnica da Fundesporte e os treinadores. Trata-se de uma semana dedicada à preparação para os Jogos Nacionais", explicou Karina.
Ela também destacou que o evento oferece uma oportunidade para promover a integração entre os atletas de diferentes municípios. "Durante essa semana, os atletas se preparam, e o técnico tem a oportunidade de conhecer todos os convocados, que vêm de diferentes municípios, ou seja, não pertencem a uma mesma equipe. Assim, além do técnico conhecer os atletas, os próprios atletas também passam a se conhecer, o que facilita a interação e o entrosamento em quadra", afirmou a diretora.
Localização dos eventos - As atividades desta semana intensiva estão sendo realizadas em dois importantes ginásios de Campo Grande: o Ginásio Poliesportivo Dom Bosco e o Ginásio Poliesportivo Mamede Assem José (Vila Almeida). Esses espaços são fundamentais para a realização de treinos e jogos amistosos, garantindo que os atletas tenham as melhores condições de treinamento antes da convocação final.
A expectativa é que a seleção de MS esteja bem preparada para competir com os melhores times do Brasil nos Jogos da Juventude, em Brasília, no próximo mês de setembro.
