
Diante de pouco mais de 6 mil torcedores na Vila Belmiro, o São Paulo venceu o Juventude por 2 a 1 neste domingo (23), em jogo válido pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro, e manteve acesa a esperança de conquistar uma vaga na próxima edição da Copa Libertadores. Os gols tricolores foram marcados por Bobadilla e Rigoni, enquanto Ferraresi, contra, descontou para o time gaúcho.
A partida aconteceu fora do MorumBis devido a um show da banda britânica Oasis no estádio. No litoral, o São Paulo quebrou um jejum como mandante: foi a primeira vitória em três partidas disputadas em Santos neste ano, após um empate com o Flamengo (2 a 2) e uma derrota para o Red Bull Bragantino (1 a 0).
O resultado coloca o time de Hernán Crespo na oitava posição da tabela, com 48 pontos — sete atrás do Fluminense, atual sétimo colocado. Com a final da Libertadores sendo disputada por Flamengo e Palmeiras, o G-6 virou G-7, e o tricolor paulista ainda alimenta chances matemáticas de se classificar, embora dependa de uma improvável combinação de resultados. Outra possibilidade é torcer para que o campeão da Copa do Brasil — que ainda pode ser Fluminense ou Cruzeiro — já esteja classificado para a Libertadores, o que abriria mais uma vaga via Brasileirão.
Com 12 desfalques, entre eles o recém-contundido Rafael Toloi, o São Paulo teve dificuldades para criar no primeiro tempo, marcado por uma atuação morna de ambos os lados. O Juventude sentiu a ausência do veterano Nenê, suspenso, enquanto o tricolor apostou em soluções da base e improvisações.
Ferreirinha foi um dos destaques da etapa inicial atuando como ala pela esquerda. Foi dele a jogada que resultou no primeiro gol: ele avançou em direção à área e rolou para Luciano, que finalizou mal. Bobadilla apareceu na segunda trave para completar e abrir o placar.
O Juventude só esboçou reação nos minutos finais da primeira etapa, com boas chegadas de Jadson e Mandaca, mas sem conseguir igualar o marcador.
No retorno para o segundo tempo, o São Paulo perdeu Ferreirinha, que sentiu dores e foi substituído por Lucca, de apenas 18 anos. O garoto demonstrou personalidade e mudou a dinâmica do lado esquerdo, buscando jogadas de linha de fundo e dribles para quebrar a marcação.
A postura ofensiva de Lucca fez o jogo ganhar em intensidade, abrindo espaço também para o Juventude, que passou a ameaçar com mais frequência. No entanto, aos 27 minutos da segunda etapa, Igor Formiga foi expulso por falta dura justamente em Lucca, e a superioridade numérica fez o São Paulo retomar o controle.
Nos acréscimos, Rigoni marcou um golaço em jogada individual e ampliou para 2 a 0. Pouco depois, Ferraresi desviou contra o próprio gol e decretou o placar final de 2 a 1.
Além de Rafael Toloi, que se machucou no clássico contra o Corinthians, a preocupação agora recai sobre Ferreirinha, que pode ser mais um nome na extensa lista de desfalques. Crespo, no entanto, aproveitou a partida para testar jovens e opções alternativas, como Maik e Tapia, que mostraram boa movimentação pelos lados.
O São Paulo volta a campo na próxima rodada ainda sonhando com o torneio continental, mas com a consciência de que o caminho até lá é estreito — e passa por vitórias nos jogos restantes e uma boa dose de sorte.
FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO 2 X 1 JUVENTUDE
SÃO PAULO - Rafael; Ferraresi, Alan Franco e Sabino; Maik, Luiz Gustavo (Negrucci), Bobadilla, Pablo Maia (Marcos Antônio) e Ferreirinha (Lucca); Luciano (Paulinho) e Tapia (Riogni). Técnico: Hernán Crespo.
JUVENTUDE - Ruan Carneiro; Luan Freitas, Rodrigo Sam e Marcos Paulo (Matheus Babi); Igor Formiga, Caíque (Edson Negueba), Jadson (Lucas Fernandes/Giraldo), Luis Mandaca e Marcelo Hermes; Gabriel Taliari e Giovanny (Enio). Técnico: Thiago Carpini.
GOLS - Bobadilla, aos sete minutos do primeiro tempo. Rigoni, aos 48, e Ferraresi (contra), aos 50 minutos do segundo tempo.
ÁRBITRO - Andre Luiz Skettino Policarpo Bento (MG).
CARTÕES AMARELOS - Rafael, Bobadilla Sabino, Lucca e Pablo Maia (São Paulo); Mandaca (Juventude).
CARTÃO VERMELHO - Igor Formiga.
RENDA - R$ 364.679,00.
PÚBLICO - 6.468 pessoas.
LOCAL - Vila Belmiro, em Santos (SP).

