
O São Paulo quebrou uma sequência ruim no Brasileirão ao vencer o Fortaleza por 2 a 0, nesta quinta-feira, no Castelão, pela 26ª rodada. Tapia abriu o placar aos 10 minutos do primeiro tempo, e Luciano fechou a vitória no final da etapa final. O triunfo veio mesmo com a expulsão de Rigoni aos 21 minutos, garantindo que o Tricolor chegasse a 38 pontos e permanecesse na sétima posição, apenas dois pontos atrás do sexto colocado, Bahia.

A equipe de Hernán Crespo apresentou concentração e entrega que não haviam sido vistas nas quatro derrotas anteriores – para Santos, Ceará e duas para a LDU na Libertadores, que custaram a eliminação da competição continental. A vitória também é importante para recuperar confiança antes do clássico contra o Palmeiras, domingo, às 16h. O Fortaleza segue na vice-lanterna, com 21 pontos.
O técnico argentino teve de improvisar na defesa devido a desfalques: Rafael Tolói (lesão muscular), Arboleda (suspenso) e Ferraresi (lesão na coxa). Restou apenas Sabino como zagueiro de origem, mas Crespo manteve a linha de três defensores, incluindo o volante Felipe Negrucci, da base de Cotia, e Luiz Gustavo, que voltou após tromboembolismo pulmonar. A dupla improvisada deu segurança e impediu que o Fortaleza criasse chances claras.
O São Paulo começou bem organizado, trocando passes até que Tapia finalizasse com movimentação inteligente para marcar o primeiro gol. Mesmo com Rigoni expulso, a equipe manteve a disciplina tática, controlando o ritmo da partida e limitando as oportunidades do adversário. No segundo tempo, o Fortaleza encontrou mais espaços, mas errou passes e não conseguiu converter a superioridade em gols. Em um contra-ataque, Luciano marcou o segundo gol e consolidou a vitória, encerrando o momento de crise do Tricolor.
FICHA TÉCNICA
FORTALEZA 0 X 2 SÃO PAULO
FORTALEZA - Brenno; Brítez, Lucas Gazal, Gastón Ávila e Diogo Barbosa; Matheus Pereira (Yeison Guzmán), Lucas Sasha e Lucas Crispim (Bareiro); Yago Pikachu (Pochettino), Deyverson (Marinho) e Herrera (Breno Lopes)
SÃO PAULO - Rafael; Felipe Negrucci, Luiz Gustavo e Sabino; Cédric Soares (Maílton), Bobadilla, Pablo Maia, Rodriguinho (Enzo Díaz) e Wendell (Alisson); Tapia (Luciano) e Rigoni.
GOLS - Tapia, aos 10 minutos do primeiro tempo. Luciano aos 40 do segundo.
ÁRBITRO - Anderson Daronco (RS).
CARTÕES AMARELOS - Gastón Avilla e Lucas Gazal (Fortaleza).
CARTÃO VERMELHO - Rigoni.
RENDA - R$ 506.094,00.
PÚBLICO - 35.020 pagantes (35.544 presentes).
LOCAL - Arena Castelão, em Fortaleza (CE).
