
Depois de um 2025 marcado por turbulências dentro e fora de campo, o São Paulo iniciou um processo de reformulação do elenco visando a temporada 2026. Em meio a dificuldades financeiras, escândalos internos e uma crise política nos bastidores, a diretoria trabalha com orçamento limitado e adota uma estratégia mais cautelosa no mercado.
A ideia do clube é enxugar a folha salarial, liberar jogadores que não estão nos planos da comissão técnica de Hernán Crespo e buscar reforços a baixo custo, especialmente atletas em fim de contrato. Apesar da movimentação discreta em dezembro, o Tricolor já anunciou um reforço, encaminha a chegada de um novo goleiro e confirmou diversas saídas.
Reforço confirmado
Até o momento, o único reforço oficializado pelo São Paulo para 2026 é o volante Danielzinho, de 31 anos. O jogador foi titular do Mirassol na campanha histórica que garantiu vaga na Libertadores logo na estreia do clube na Série A.
Com passagens por equipes como Sampaio Corrêa e Novorizontino, Danielzinho chega sem custos de transferência e assinou contrato válido até 2027, sendo visto como uma opção experiente para o meio-campo em um elenco que passará por redução.
Goleiro perto de ser anunciado
Outro nome próximo de ser confirmado é o do goleiro Carlos Coronel, paraguaio que defendia o New York Red Bulls, da MLS. Revelado pelo Red Bull Brasil, o atleta construiu carreira internacional, com passagens por Liefering e RB Salzburg, na Áustria, além do Philadelphia Union, nos Estados Unidos.
Desde 2023, Coronel integra a seleção do Paraguai e vê no retorno ao futebol brasileiro uma chance de manter visibilidade visando a Copa do Mundo.
Renovações e acordos com o River Plate
O São Paulo também avançou em negociações para manter jogadores que já fazem parte do elenco. O lateral-esquerdo Enzo Díaz, titular em boa parte de 2025, será comprado em definitivo junto ao River Plate.
Além dele, o atacante Gonzalo Tapia, emprestado pelo clube argentino até junho de 2026, deve ter o vínculo ampliado. As permanências fazem parte de um acordo que prevê a ida do meia Galoppo em definitivo para o River.
Saídas confirmadas
A lista de jogadores que deixam o clube é extensa. O atacante Dinenno, com contrato até 31 de dezembro, já acertou com o Deportivo Cali, da Colômbia.
Outro nome que não seguirá é o volante Luiz Gustavo, que enfrentou problemas de saúde ao longo de 2025. O meia Rigoni, que não teve o contrato renovado, ficará livre a partir de janeiro.
Entre os atletas emprestados, o lateral-esquerdo Patryck Lanza foi cedido ao Juventude por um ano. O goleiro Jandrei, que já estava no clube gaúcho, deve permanecer emprestado até o fim de 2026. Já o lateral-direito Maílton foi negociado com o Fortaleza, que disputará a Série B na próxima temporada.
Situações indefinidas
Outros nomes ainda têm futuro incerto. O meia Oscar, que sofreu uma síncope vasovagal em novembro, não deve mais atuar profissionalmente e avalia encerrar a carreira.
Já o jovem Iba Ly, meia senegalês de 22 anos revelado em Cotia, pode ser novamente emprestado ao Juventude, em busca de maior minutagem.

