Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
07 de outubro de 2025 - 19h33
pmcg
FUTEBOL

São Paulo cobra CBF por áudios do VAR após polêmicas no clássico contra o Palmeiras

Clube quer entender decisões da arbitragem em cinco lances que não foram revisados no monitor durante o Choque-Rei

7 outubro 2025 - 17h10
São Paulo pede à CBF os áudios do VAR por cinco lances polêmicos no clássico contra o Palmeiras. CBF aguarda liberação da Fifa.
São Paulo pede à CBF os áudios do VAR por cinco lances polêmicos no clássico contra o Palmeiras. CBF aguarda liberação da Fifa. - Foto: Marcello Zambrana/AGIF
Terça da Carne

O São Paulo Futebol Clube enviou um ofício à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) solicitando a liberação dos áudios da conversa entre o árbitro Ramon Abatti Abel e o responsável pelo VAR, Ilbert Estevam da Silva, referentes ao clássico contra o Palmeiras, disputado no último domingo (6), no MorumBis. O Choque-Rei terminou com vitória palmeirense por 3 a 2, de virada, e gerou forte insatisfação no time tricolor com a arbitragem.

Canal WhatsApp

Segundo o São Paulo, cinco lances considerados polêmicos não tiveram a devida análise no monitor de campo e podem ter influenciado diretamente no resultado da partida. A CBF, por sua vez, informou que irá solicitar autorização à Fifa para divulgar os áudios, uma vez que o protocolo atual só permite a liberação das comunicações do VAR quando há revisão no monitor — o que não ocorreu em nenhuma das jogadas questionadas pelo clube paulista.

Lances questionados pelo São Paulo

O clube elencou os seguintes lances como motivo da solicitação:

Expulsão de Andreas Pereira por falta em Marcos Antônio

Suposto pênalti de Allan em Tapia

Falta em Tapia na origem do primeiro gol do Palmeiras

Cotovelada e pisão de Gustavo Gómez em Tapia, em dois lances distintos

Carrinho de Raphael Veiga em Enzo Dias

O presidente do São Paulo, Julio Casares, foi enfático ao cobrar mais transparência da arbitragem. “Vamos reconhecer com a demonstração desse áudio do VAR que a nossa arbitragem está chegando ao fundo do poço. E que mostrar esse áudio é o começo de uma mudança”, declarou.

Casares afirmou que conversou por telefone com o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, no domingo, e também com o coordenador da Comissão de Arbitragem da entidade, Rodrigo Cintra. Já o executivo de futebol do São Paulo, Rui Costa, participou de uma reunião online na segunda-feira com Cintra e o gerente técnico do VAR, Péricles Bassols, que ofereceram explicações sobre as decisões tomadas durante o jogo.

Apesar do diálogo, o clube ainda aguarda um posicionamento formal da CBF quanto à liberação dos áudios e possíveis consequências para os árbitros envolvidos.

Protocolo atual impede liberação automática

De acordo com o protocolo do VAR da CBF, os áudios só podem ser divulgados quando o árbitro de campo é chamado ao monitor para rever o lance. Se o VAR checa a jogada e concorda com a decisão do campo, o conteúdo da comunicação não é tornado público.

Essa regra segue padrões da Fifa, o que exige autorização especial para divulgação de áudios não previstos no protocolo.

Com a derrota para o Palmeiras, o São Paulo permaneceu com 38 pontos e se distanciou ainda mais do grupo dos seis primeiros colocados do Brasileirão, que garantem vaga direta na próxima edição da Copa Libertadores. O clube vê no episódio um fator que pode ter prejudicado suas pretensões no campeonato.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop