maracaju refic
ESPORTE

São Paulo engrena com Hernán Crespo e emplaca cinco vitórias seguidas após pausa no calendário

Com novo técnico e mudanças táticas, equipe tricolor mostra evolução dentro de campo e sobe de produção mesmo com desfalques importantes

4 agosto 2025 - 10h00
Crespo elogiou o São Paulo após vitória por 3 a 1 sobre o Fluminense.
Crespo elogiou o São Paulo após vitória por 3 a 1 sobre o Fluminense. - (Foto: Rubens Chiri)

A parada no calendário nacional por conta do Mundial de Clubes marcou uma virada de chave para o São Paulo na temporada. Desde a chegada de Hernán Crespo, que assumiu o comando técnico durante esse intervalo, a equipe deixou para trás um início irregular e reencontrou o caminho das vitórias. Após tropeçar contra Flamengo e Red Bull Bragantino, o Tricolor emendou cinco triunfos consecutivos, mostrando sinais claros de recuperação.

Canal WhatsApp

A arrancada começou em grande estilo, com vitória por 2 a 0 sobre o Corinthians, no Morumbi. O resultado, além de dar moral no clássico, serviu como ponto de partida para o bom momento que se seguiu. Depois disso, vieram as vitórias sobre Juventude, Fluminense, Athletico-PR (pela Copa do Brasil) e Internacional.

Para Arboleda, o novo treinador foi fundamental nesse processo de transformação. “Mudou muito nossa cabeça. O treinador chegou com ideias bacanas e a gente conseguiu assimilar isso nos treinos e mostrar dentro de campo”, disse o zagueiro após o triunfo em Porto Alegre, diante do Inter.

Três zagueiros funcionam

Crespo optou por um sistema com três zagueiros, que vem se consolidando como uma das grandes virtudes do time neste retorno. A formação 3-5-2 tem oferecido mais equilíbrio defensivo, mesmo com alguns gols sofridos, e liberdade para que o time avance pelos lados do campo, um diferencial diante das ausências de Lucas Moura e Oscar.

Ataque móvel e sem pontas

Sem jogadores de velocidade abertos pelas pontas, o time passou a atuar com dois atacantes de movimentação, apoiados pelos alas. A variação ofensiva tem funcionado bem. Luciano e André Silva formaram a dupla mais usada durante a sequência positiva, mas Ferreirinha também teve destaque quando entrou como titular, como no duelo contra o Fluminense, vencido por 3 a 1, e contra o Athletico-PR, na vitória por 2 a 1.

Bobadilla ganha espaço

O volante paraguaio Damián Bobadilla, pouco aproveitado por Zubeldía, ganhou espaço com Crespo e se firmou como titular. Desde que entrou no empate diante do Red Bull Bragantino, não saiu mais do time – com exceção de um descanso na Copa do Brasil. Com bom posicionamento e qualidade na saída de bola, virou peça-chave na estrutura do meio-campo.

Luciano em fase decisiva

A boa fase de Luciano é um dos pontos altos da equipe. Sempre importante, o atacante agora tem mostrado regularidade e liderança. Nos seis jogos sob o comando de Crespo, marcou três gols (dois no clássico contra o Corinthians) e deu três assistências. Com ele mais participativo e constante, o setor ofensivo do São Paulo ganhou eficiência.

Elenco enxuto, gestão eficiente

Mesmo lidando com várias ausências importantes, como as de Lucas e Oscar, Hernán Crespo tem mostrado boa capacidade de gerir o elenco. Com um plantel que ainda apresenta lacunas, ele aposta em uma base fixa e promove mudanças pontuais. Apenas na partida da Copa do Brasil, contra o Athletico-PR, o treinador fez alterações mais amplas, priorizando o descanso dos titulares.

O novo momento do São Paulo ainda está em construção, mas os primeiros sinais são promissores. Crespo conseguiu dar identidade tática, extrair mais de jogadores que vinham abaixo e colocar o time de volta na disputa nas principais competições.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas