
Mesmo debaixo de chuva, o São Paulo manteve a programação de treinos nesta sexta-feira (10), no CT da Barra Funda. Sem jogos neste fim de semana devido à Data Fifa, o elenco tricolor se prepara para enfrentar o Grêmio, na próxima quinta-feira (16), em Porto Alegre, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro.

O destaque do dia foi a evolução clínica de Jonathan Calleri. Após mais de cinco meses de recuperação da cirurgia no ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo, o atacante argentino concluiu a etapa de fisioterapia e passará a integrar a transição física na próxima semana. A expectativa é de que ele retome gradativamente as atividades com bola, sob monitoramento do departamento médico.
Recuperações em andamento - Além de Calleri, outros nomes importantes seguem em processo de reabilitação. O lateral Ryan, que passou por cirurgia no fim de julho após sofrer uma ruptura no ligamento cruzado anterior e lesão meniscal no joelho esquerdo, ainda está na fase de fortalecimento e controle motor, sob cuidados dos fisioterapeutas do clube.
André Silva, por sua vez, trata uma lesão no ligamento cruzado posterior e estiramento no cruzado anterior do joelho direito. O atacante realiza exercícios específicos para estabilidade, em tratamento conservador, sem necessidade de cirurgia.
Entre os atletas com lesões musculares, Luan segue fora das atividades coletivas. O volante recupera-se de uma lesão no adutor direito, sofrida no fim de setembro, e cumpre agenda de fortalecimento e recondicionamento físico. Ainda não há previsão oficial para seu retorno aos gramados.
Toloi volta a treinar no gramado - Outra boa notícia para o técnico Dorival Júnior é a evolução de Rafael Toloi. O zagueiro, lesionado na coxa esquerda há 11 dias, voltou a treinar com bola e realizou corridas em alta intensidade nesta sexta. Se mantiver o ritmo de progresso, Toloi deve iniciar a transição física com o grupo na próxima semana.
Durante o treino, os jogadores que não estão com suas seleções — casos de Ferraresi (Venezuela), Bobadilla (Paraguai) e Tapia (Peru) — trabalharam fundamentos técnicos e atividades de intensidade.
O São Paulo ocupa atualmente a oitava colocação na tabela do Brasileirão, com 38 pontos. A equipe busca se aproximar da zona de classificação para a Copa Libertadores e encara a reta final da temporada com expectativa de reforços importantes voltando do departamento médico.
