
O Santos inicia sua caminhada no Campeonato Brasileiro nesta quarta-feira (28), às 20h, diante da Chapecoense, na Arena Condá, em Chapecó (SC). A partida é tratada internamente como um divisor de águas para o time, que busca transformar o cenário após um começo irregular de temporada.
Com apenas seis pontos em cinco jogos no Campeonato Paulista e ocupando a 11ª posição, o Santos chega pressionado por resultados. O técnico Juan Pablo Vojvoda trabalha para “virar a chave” em duas frentes: melhorar o entrosamento do elenco e fortalecer o aspecto mental dos jogadores.
“Estou trabalhando com o elenco, mas também com a cabeça forte. Sou uma pessoa crítica internamente. Ano passado encerramos um momento difícil e o torcedor nos ajudou a alcançar o objetivo. Temos 25 dias de trabalho neste ano e estamos construindo uma identidade”, afirmou o treinador após o empate com o Red Bull Bragantino.
Pensando no Brasileirão, Vojvoda optou por preservar alguns nomes importantes. Gabigol, o zagueiro Adônis Frias e o lateral-direito Mayke não viajaram com a delegação e foram poupados visando o clássico contra o São Paulo no fim de semana. Em contrapartida, a boa notícia é o retorno de Barreal, recuperado de um trauma no quadril e cotado para começar jogando.
Durante o último treino antes da viagem, o treinador deu atenção especial ao posicionamento defensivo, ajustes táticos e jogadas de bola parada, buscando surpreender o adversário em Santa Catarina.
Outro ponto acompanhado de perto é a situação de Neymar. O atacante teve nesta terça-feira o primeiro contato com a bola desde a cirurgia no joelho esquerdo, realizada em 22 de dezembro. Ainda sem prazo definido para retorno, a expectativa é de que ele esteja à disposição na primeira metade de fevereiro.
Do lado da Chapecoense, o clima é de confiança para marcar o retorno à Série A com um bom resultado diante da torcida. Após quatro anos na Série B, o time catarinense quer fazer valer o mando de campo. O técnico Gilmar Dal Pozzo deve adotar uma postura ofensiva, com esquema de três zagueiros e alas explorando os lados do campo.
Ficha técnica
Chapecoense: Rafael Santos; Victor Caetano, Eduardo Doma e João Paulo; Marcos Vinícius, Camilo, Rafael Carvalheira, Jean Carlos e Walter Clar; Marcinho e Ítalo Vargas.
Técnico: Gilmar Dal Pozzo.
Santos: Gabriel Brazão; Igor Vinícius, Zé Ivaldo, Luan Peres e Vinícius Lira; João Schmidt, Zé Rafael e Gabriel Menino; Rollheiser, Barreal e Lautaro Díaz.
Técnico: Juan Pablo Vojvoda.
Árbitro: Savio Pereira Sampaio (DF)
Horário: 20h
Local: Arena Condá, Chapecó (SC)
