Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
28 de janeiro de 2026 - 09h22
BRASILEIRÃO 2026

Santos estreia no Brasileirão buscando virada de chave contra a Chapecoense

Após início instável no Paulista, time de Vojvoda aposta em foco mental e ajustes táticos para largar bem fora de casa

28 janeiro 2026 - 07h50Toni Assis
Santos estreia no Brasileirão diante da Chapecoense, na Arena Condá, buscando iniciar nova fase na temporada.
Santos estreia no Brasileirão diante da Chapecoense, na Arena Condá, buscando iniciar nova fase na temporada. - (Foto: Divulgação/Santos)

O Santos inicia sua caminhada no Campeonato Brasileiro nesta quarta-feira (28), às 20h, diante da Chapecoense, na Arena Condá, em Chapecó (SC). A partida é tratada internamente como um divisor de águas para o time, que busca transformar o cenário após um começo irregular de temporada.

Canal WhatsApp

Com apenas seis pontos em cinco jogos no Campeonato Paulista e ocupando a 11ª posição, o Santos chega pressionado por resultados. O técnico Juan Pablo Vojvoda trabalha para “virar a chave” em duas frentes: melhorar o entrosamento do elenco e fortalecer o aspecto mental dos jogadores.

“Estou trabalhando com o elenco, mas também com a cabeça forte. Sou uma pessoa crítica internamente. Ano passado encerramos um momento difícil e o torcedor nos ajudou a alcançar o objetivo. Temos 25 dias de trabalho neste ano e estamos construindo uma identidade”, afirmou o treinador após o empate com o Red Bull Bragantino.

Pensando no Brasileirão, Vojvoda optou por preservar alguns nomes importantes. Gabigol, o zagueiro Adônis Frias e o lateral-direito Mayke não viajaram com a delegação e foram poupados visando o clássico contra o São Paulo no fim de semana. Em contrapartida, a boa notícia é o retorno de Barreal, recuperado de um trauma no quadril e cotado para começar jogando.

Durante o último treino antes da viagem, o treinador deu atenção especial ao posicionamento defensivo, ajustes táticos e jogadas de bola parada, buscando surpreender o adversário em Santa Catarina.

Outro ponto acompanhado de perto é a situação de Neymar. O atacante teve nesta terça-feira o primeiro contato com a bola desde a cirurgia no joelho esquerdo, realizada em 22 de dezembro. Ainda sem prazo definido para retorno, a expectativa é de que ele esteja à disposição na primeira metade de fevereiro.

Do lado da Chapecoense, o clima é de confiança para marcar o retorno à Série A com um bom resultado diante da torcida. Após quatro anos na Série B, o time catarinense quer fazer valer o mando de campo. O técnico Gilmar Dal Pozzo deve adotar uma postura ofensiva, com esquema de três zagueiros e alas explorando os lados do campo.

Ficha técnica

Chapecoense: Rafael Santos; Victor Caetano, Eduardo Doma e João Paulo; Marcos Vinícius, Camilo, Rafael Carvalheira, Jean Carlos e Walter Clar; Marcinho e Ítalo Vargas.
Técnico: Gilmar Dal Pozzo.

Santos: Gabriel Brazão; Igor Vinícius, Zé Ivaldo, Luan Peres e Vinícius Lira; João Schmidt, Zé Rafael e Gabriel Menino; Rollheiser, Barreal e Lautaro Díaz.
Técnico: Juan Pablo Vojvoda.

Árbitro: Savio Pereira Sampaio (DF)
Horário: 20h
Local: Arena Condá, Chapecó (SC)

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop