
A reta final do Brasileirão ganhou novos contornos após a vitória do Fortaleza sobre o Atlético-MG por 1 a 0. O resultado deixou a disputa contra o rebaixamento ainda mais apertada a duas rodadas do fim. Com Sport e Juventude já confirmados na Série B, restam duas vagas para serem preenchidas entre Santos, Internacional, Vitória, Ceará e o próprio Fortaleza.
Segundo projeção do Departamento de Matemática e Estatística da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Santos lidera o grupo dos ameaçados, com 51,4% de risco de queda. O time aparece em 16º, empatado com o Inter em 41 pontos, mas leva vantagem no saldo de gols: -11 contra -12.
A equipe santista, que vem de vitória sobre o lanterna Sport, tem um dos cenários mais favoráveis nas últimas rodadas. Enfrenta o Juventude, já rebaixado, em Caxias do Sul, e encerra a campanha contra o Cruzeiro, na Vila Belmiro. Os mineiros devem preservar titulares por conta das semifinais da Copa do Brasil.
O Internacional, que sofreu uma goleada por 5 a 1 diante do Vasco, viu seu risco subir para 40,8%. A diretoria reagiu com a demissão de Ramón Díaz e a chegada de Abel Braga para tentar evitar o descenso. O Colorado enfrenta o São Paulo no MorumBis, adversário que também vem de derrota pesada por 6 a 0 para o Fluminense, e termina o campeonato diante do Red Bull Bragantino.
O Vitória vive momento de recuperação. A equipe baiana deixou o Z-4 após vencer o Mirassol por 2 a 0 e soma cinco partidas sem perder. Com 42 pontos e em 15º lugar, já cumpriu o jogo da rodada — empate sem gols com o Palmeiras — e ainda tem um duelo atrasado com o Bragantino fora de casa, válido pela 34ª rodada. O último compromisso será contra o São Paulo, em Salvador.
O Ceará surge na situação mais tranquila entre os ameaçados, com 43 pontos, na 14ª colocação, mas enfrenta a tabela mais dura. O time visita o Flamengo, campeão da Libertadores e ainda na briga pelo título brasileiro, e depois recebe o Palmeiras.
Apesar de aparecer com o maior risco entre os clubes que ainda disputam a permanência, o Fortaleza chega embalada por oito jogos de invencibilidade e três vitórias seguidas. Os cearenses recebem o Corinthians na próxima rodada e fecham a competição contra o Botafogo, no Rio de Janeiro.
PROBABILIDADES DE REBAIXAMENTO — UFMG
- Sport: 100%
- Juventude: 100%
- Fortaleza: 69,5%
- Santos: 51,4%
- Internacional: 40,8%
- Vitória: 30,6%
- Ceará: 7,5%
