
A casaque Elena Rybakina confirmou sua vaga no WTA Finals 2025 após vencer, na madrugada desta sexta-feira (25), a canadense Victoria Mboko por 6/3 e 7/6 (7/4), nas quartas de final do Aberto de Tóquio. Com o resultado, a tenista superou a jovem russa Mirra Andreeva na corrida por pontos e garantiu a última vaga no torneio que reúne as oito melhores da temporada, que será realizado entre 1º e 8 de novembro, em Riad, na Arábia Saudita.
A classificação coroa uma reta final de temporada forte de Rybakina, que levou o título em Ningbo, na China, no último domingo, e agora chega à semifinal em Tóquio. A número 5 do mundo terá pela frente a checa Linda Noskova, em busca da final.
“Foi uma partida muito equilibrada. No segundo set, ambas sacaram muito bem. Consegui pressionar um pouco mais no tie-break e estou satisfeita com o resultado”, avaliou Rybakina após a vitória. A tenista lembrou da derrota para Mboko nas semifinais do WTA 1000 de Montreal, em agosto, e celebrou a revanche: “Estou feliz que meu saque funcionou muito bem hoje.”
Apesar de uma temporada marcada por lesões, abandonos e troca de treinador, Rybakina chega embalada ao WTA Finals, onde jogará pelo terceiro ano consecutivo. A lista das classificadas também inclui Aryna Sabalenka, Iga Swiatek, Coco Gauff, Jessica Pegula, Amanda Anisimova, Madison Keys e Jasmine Paolini.
O Brasil também estará representado em Riad com Luisa Stefani. A tenista paulista se classificou para a disputa de duplas ao lado da húngara Timea Babos, com quem formou uma das oito parcerias mais consistentes da temporada.

